Sabia que a Produtividade e a Criatividade são antagônicas?

Hudson Nunes
Como ser criativo
Published in
5 min readJan 22, 2020

Aprenda diferenciar a produtividade da criatividade em todo processo de criação. Ambas são necessárias ao processo de criação, mas cada uma precisa ser feita no seu devido tempo, pois senão uma prejudicará a outra.

Imagine que a Produtividade e Criatividade são duas pessoas. Vamos personificá-las.

A Produtividade é uma pessoa ligeira, rápida, não gosta de conversas paralelas. Ela é objetiva em seus pensamentos e trabalha contra o tempo. Ela pensa: “Se temos 24 horas, precisamos trabalhar como se tivesse 12 horas. Como? Sendo rápidos, eficazes e de forma estratégica. Assim sobrará tempo”.

A Criatividade, pelo contrário, ela é tranquila e vai no ritmo mais calmo. Gosta de muitas conversas e entender o pensamento de várias pessoas. Ela gosta da natureza, pois a variedade de cores a fascina. Não gosta de pessoas rudes e agitadas, pois elas não entenderiam os seus pensamentos. Ela prefere fazer amizades com pessoas tão mente aberta e tranquila como ela.

Agora, imagina você iniciando uma arte do zero. Esta arte é para uma pessoa ensinar sobre bater metas. Então, você pára por um momento, fica de boa, olhando para o nada e rabiscando aleatoriamente um papel, a Criatividade aparece de surpresa para você e diz:

“-Oi! O que está acontecendo?”

E você responde: “-Está difícil! Estou tentando imaginar algo mais criativo para fazer esta arte levando pessoas a baterem metas”.

E ela continua: “-Você está com pressa? Se estiver, eu não posso te ajudar. Você não ia me entender”.

E você diz: “-Não! Não estou! Estava aqui olhando para o horizonte e rabiscando a minha folha esperando você chegar. Estou pronto para te escutar?”

Então, ela começa a dar a sua aula:

“-Você está agitado e procura formular algo criativo baseado em sua lógica. Assim, você não iria me entender, pois não trabalho em cima da lógica, mas em cima do pensamento difuso.”

“-Há lógica de como os galhos de árvore crescem? Há simetria entre eles? Há lógica no formato das nuvens? E mesmo assim, elas não são lindas?”

Ela aponta para a caneta que você rabisca a folha e diz:

“-Olha esta caneta! O que ela faz?”

Você responde: “-Escreve, desenha, rabisca.”

Ela continua: “-Isto não é lógico? Não é para isto que ela foi fabricada? Agora me diz você: pensando difusamente, o que você poderia fazer com esta caneta além de rabisca-la?”

Você demora a pensar, mas responde alguns minutos depois: “-Já sei!!! Eu poderia usá-la para arremessar bolinhas de papel. Posso usá-la para uma ornamentação ou decoração de algo. Posso salvar a vida de alguém, caso a traqueia esteja obstruída. Posso queimar a ponta dela e logo inserir uma agulha e colocar umas penas e fazer dela um dardo… um dardo! Interessante!!! Vou criar dardos fincados em um alvo e vou destacar o alvo que acertou o centro”.

Ela conclui: “Isso mesmo! Você acabou de fazer um braimstorm de ideias. E desse braimstorm, você conseguiu tirar a sua ideia. Agora vou chamar a Produtividade para te ajudar”

Você agradece e logo aparece a Produtividade:

“Oi! A Criatividade falou que você precisa de minha ajuda?”

Você responde: “-Sim! Preciso entregar esta arte para o cliente daqui a uma hora.”

Então ela continua: “-Ah! Então é comigo mesmo. Gosto de trabalhar com pouco tempo. Assim eu me desenvolvo melhor. Vamos começar pelo celular. Desligue-o e põe na gaveta.”

“-Mas como assim? E se…” — Você retruca.

“-Não tem ‘se’. Você ficará focado nesta uma hora. Daqui a uma hora, se você tiver terminado, poderá ligar o celular novamente.”

Ela olha para os lados e observa seus amigos olhando para você e começa a rir vendo o seu semblante de descontentamento.

Ela observa isso e diz: “-Coloque o fone de ouvido.”

“-Posso escutar qualquer música enquanto trabalho?” — você pergunta.

“-Quem disse que você escutará música. Você precisa ser ligeiro e a música pode também tirar a tua atenção. Você ficará com fone para não ser incomodado por seus colegas, caso eles queiram conversar contigo. E mesmo que eles resolvam conversar, ignore-os. Eles vão achar que está escutando música.” — a Produtividade responde.

Ela continua: “-A Criatividade me disse que você já tem a ideia, certo? Daqui a meia-hora eu volto para levar para você um café ou suco para um descanso de 2 minutos enquanto você bebe. Em compensação eu observo como está o andamento da arte.”

Meia-hora depois ela retorna com um suco de laranja que tem na geladeira dos funcionários que a cozinheira da empresa preparou para vocês. Enquanto você bebe ela observa o trabalho e comenta:

“- Está muito bom! Não entendo nada de criatividade, mas percebi que está objetivo, sem firulas. Está aqui o nome do evento, local, quem vai ministrar, informações. Ótimo!”

Você termina de tomar seu último gole de suco e diz: “-Chama a criatividade, por favor, para ela falar como está ficando.”

“-Não sei se seria uma boa. Você só tem 30 minutos. Se ela vier, poderá atrapalhar e prolongar este tempo. Mas vou chama-la. Caso os pitacos dela estender esta meia-hora, eu afasto ela de você.”

Pouco tempo depois a Criatividade e a Produtividade estão próximas de você. Você pergunta a Criatividade como está ficando e ela responde:

“-Hmmm… não está como que eu gostaria que fosse, mas se você fizer isto com a imagem de fundo creio que melhorará um pouco. Assim destaca as informações do evento.”

“-Ele fazendo isto, vai aumentar o tempo de trabalho?” — A Produtividade pergunta para a Criatividade.

E ela responde: “-Se ele focar no trabalho, não!”

Então, a produtividade, arranca o copo de sua mão, batendo nas suas costas e dizendo: “-Vai, vai, vai, vai!!! Anda com isso!!!”

E por fim você termina o belo trabalho que você fez com o auxílio da Criatividade e Produtividade.

Com base nesta história, entendeu a diferença entre as duas? Elas são necessárias para o desenvolvimento de seu “job”, mas cada uma delas tem a sua função e precisam trabalhar separadas.

A criatividade pode até aparecer no meio da produtividade, mas é a produtividade que manda neste momento. A criatividade vem antes.

Como diz um ditado: “Se me derem 6 horas para cortar uma árvore, gastarei 4 horas afiando o machado”. Eis a criatividade.

A produtividade não necessita de muito tempo. Ela entra para executar e acelerar o projeto quando este já está bem planejado criativamente.

Se você não trabalha focado também na produtividade, você estará trabalhando somente com a Criatividade do seu lado. E posso ser franco? Ela sempre tem assunto para conversar com você e ela nunca ficará satisfeita com o seu serviço, querendo sempre dar o seu pitaco.

Se você gostou do texto, curte-o. Também comente abaixo do que mais gostou.

Um abraço forte!

Fuiiiiiiiiiiiii…

Att. Hudson Nunes

--

--

Hudson Nunes
Como ser criativo

Minha missão é ajudar Designers a transformar a criatividade num hábito | Designer — Coach — Copywriter