Saiba criar artes que vendem

Hudson Nunes
Como ser criativo
Published in
3 min readJan 24, 2020

Sabia que fazendo a pergunta certa ajuda você criar artes que estimulam o processo de vendas para o seu cliente?

Todas as vezes que eu pegava um “job”, eu tentava deixa-lo o mais criativo possível. Porém, eu sempre observei que o cliente colocava informações sem impacto. Mas, eu não podia ajuda-lo por não saber o que fazer.

Hoje, com formações de coaching e copywriting que eu tenho me dão uma visão mais clara do que fazer numa situação dessas. Agora, além de ajudar o cliente com uma boa arte, também posso ajuda-los com dicas preciosas que podem ser inseridas na arte e aumentar o número de engajamento e consequentemente de vendas.

Eu peço a você, sinceramente, o que vou ensinar agora, que você implemente nos seus “jobs” diários, mas não cobram a mais por isso. Diga ao teu cliente que você prestará uma ajuda com as informações na arte que poderão criar algo mais impactante, ao invés de somente uma arte bonita.

Você agindo desta forma, além de aumentar as vendas do seu cliente, você fidelizará ele para sempre. Então vamos ao cerne deste conteúdo.

Para você inserir informações valiosas dentro de uma arte, você precisa aprender a fazer…

Perguntas poderosas

Eu, como profissional de coaching, aprendi que a solução de muitos problemas está na pergunta certa para obter a resposta certa.

Imagine que uma loja de peças automotivas te procura para fazer um cartaz promocional. Você pergunta para o cliente o que inserir na arte e ele te responde: “coloca estas peças, o valor original de venda e o valor com desconto, com uma escrita ‘PROMOÇÃO’ bem grande e que seja inovador”.

Então você se pergunta: “Como posso inovar ao criar um cartaz para peças automotivas?”. Se você responder esta pergunta, é muito provável você não ter a resposta certa.

Então, você precisará desdobrar esta pergunta em várias. Sugiro que faça isto umas dez vezes. Então como ficaria?

•O que faz os clientes comprarem peças automotivas?

•Como fazer com que clientes guardem peças sobressalentes para evitar surpresas?

•Como estimular o cliente a ter carro personalizado a ponto de se tornar único?

Então, com estas perguntas feitas, você poderá obter respostas mais certeiras com a intenção de impactar o cliente através de sua arte.

E para impactar mais ainda os clientes que visualizarão a sua arte, você precisa descobrir qual é a dor desse cliente e com isto você inseri uma escrita chamativa.

É neste momento que entra o…

Copywriting

O copywriting é a arte de escrever para gerar vendas.

Por acaso você já fez algum tipo de compra pela internet e gostou tanto do anúncio que fez uma compra impulsiva? Você pode até ter se arrependido depois, mas você foi persuadido ao comprar. É isto que o copywriting faz. A melhor definição de persuasão é “o poder do convencimento”.

E como você faz isto? Indo direto na dor do cliente. Ao mexer na dor das pessoas que verão a tua arte, você precisa ter a solução. O produto do seu cliente precisa ter a solução para estas pessoas.

Como no exemplo citado, quais seriam as escritas certas para serem colocadas no cartaz para mexer na dor das pessoas?

• Você está cansado de ter o mesmo carro que outras pessoas? Compre conosco peças para personaliza-lo e torna-lo único.

• Seu estepe está “careca”? Compre aqui conosco para você não ficar na mão caso um dos seus pneus estourarem.

• Você está cansado de esquecer os faróis ligados e encontrar o seu carro com a bateria descarregada? Compre aqui conosco os cabos para fazer “chupeta”. Não fique na mão!

• Tem medo de seu carro atolar na lama? Compre conosco correntes próprias para pneus para não ficar atolado.

Sugere perguntas e respostas para o seu cliente baseado na dor do cliente dele. Assim, além de criar um cartaz chamativo, você poderá escrever frases persuasivas, incentivando as pessoas adquirirem o produto do seu cliente.

Você pode ler o livro “As armas da persuasão de Robert B. Cialdini” e aprender com o mestre na arte de persuadir. Existe o livro em pdf para ser baixado gratuitamente na internet. É só procurar.

Agora quero saber de você: comente abaixo um caso que você atendeu que poderia ter implementado uma boa escrita a fim de melhorar a comunicação da arte do seu cliente.

Um forte abraço!

Fuiiiiiii…

--

--

Hudson Nunes
Como ser criativo

Minha missão é ajudar Designers a transformar a criatividade num hábito | Designer — Coach — Copywriter