Um segredo incrível que pode estimular ainda mais a sua criatividade!

Hudson Nunes
Como ser criativo
Published in
3 min readJan 10, 2020

Durante os meus 19 anos trabalhando em várias empresas, agências e até mesmo por conta própria pude perceber algo que sempre acontecia e atrapalhava o meu desempenho como designer.

Muitas das vezes eu estava estressado e precisa criar alguma arte do zero, porém, não saía nada da minha cabeça e pior, abria os navegadores de internet, fuçava o antigo Orkut, o Facebook, acessava o msn e depois de ficar enjoado em mexer com estas redes sociais, eu abria algum jogo para me distrair: Counter Striker, Warcraft, Age of Empires, Unreal Tournament, etc.

Mesmo assim não saía nada de criativo e muitas vezes a minha arte saiu “tosca”, horrível e em outro momento faria uma segunda versão da arte. Por acaso isto acontece com você?

Isto tem um motivo.

EU ESTAVA ESTRESSADO.

Quando estamos com os nervos “a flor da pele”, estressados, com raiva ou simplesmente sentido um mero incômodo a criatividade não flui.

No cérebro é liberado um hormônio chamado “cortisol” deixando o corpo em estado de alerta combinado com a adrenalina em certos casos, atrapalhando o cérebro trabalhar a criatividade.

Então, buscando algumas soluções imediatas descobri algumas técnicas que podemos fazer para diminuir o cortisol e termos uma mente mais tranquila para explorar a nossa mente criativa.

Espairecer a mente

Primeira coisa que precisamos fazer é sair do local que gerou o estresse. Precisamos caminhar dentro da empresa ou dentro da casa se você é home office. Se tivermos um local onde possamos ver o horizonte, vai até lá e encara o horizonte por alguns minutos não pensando em nada. Se não, pare em algum lugar e foque no objeto mais distante do seu raio de visão.

O cérebro entenderá que você está buscando tranquilidade e não há motivo de ficar “alerta”. Então, mais calmo, você pode retornar ao trabalho.

Respiração

Você pode combinar a técnica de espairecer a mente.

Você precisa inspirar pelas narinas o ar durante 10 segundos sem interrupções e depois expirar o ar em 5 segundos. Repete este procedimento 10 vezes e perceberá que a oxigenação do cérebro ajuda você ficar mais tranquilo, diminuindo o estado de alerta causado pelo cortisol.

Água

Você pode combinar com as duas técnicas anteriores.

A água também ajuda oxigenar o cérebro. Todo designer PRECISA ter uma garrafinha de água do seu lado e toma-la durante todo o processo de trabalho. Tome um litro pela manhã e um litro a tarde em dias normais. Em dias quentes, um litro e meio por cada período do dia.

Se estiver passando exatamente por momento de estresse, um copo de água de 300 ml ajuda você ficar mais calmo(a).

Música relaxante

Um estudo envolvendo pesquisadores da Suíça, Alemanha e Estados Unidos descobriu, por exemplo, que nosso sistema nervoso tem mais facilidade para se recuperar de uma situação estressante quando ouvimos música mais suaves.

Eu gostava muito de Heavy Metal ou músicas mais agitadas como eletrônicas, mas quando estava estressado, sempre escutava músicas mais calmas como cantos gregorianos, músicas clássicas ou célticas. Basta você digitar no Youtube “músicas relaxantes” e você irá encontrar uma enorme playlist de muitas horas por vídeo.

Eu gostava tanto de trabalhar ouvindo estes estilos de músicas que, aos poucos fui substituindo as músicas mais agitadas e comecei a gostar de músicas mais suaves. E com isto diminuía ainda mais o meu temperamento explosivo, que me atrapalhava nas criações por estar sempre nervoso.

Com estas dicas, espero que você possa ser um designer altamente criativo e não deixar se estressar por qualquer coisa, mas se inevitavelmente acontecer, você sabe agora como contornar a situação e não deixar que o estresse possa te prejudicar na criação da arte.

Eu te pergunto: do que você mais gostou deste post? Comente abaixo.

Um abraço forte!

Fuiiiiiiii…

Att. Hudson Nunes Junior

--

--

Hudson Nunes
Como ser criativo

Minha missão é ajudar Designers a transformar a criatividade num hábito | Designer — Coach — Copywriter