Nota para a nova edição

Dri Kimura
Comprar as flores ela mesma
2 min readMay 30, 2017

É de me surpreender a sensação de chegar aqui. Escrever Comprar as flores ela mesma por qualquer outro mês que não fosse janeiro de 2017 teria feito do livro completamente outro. Muito mais ocasionalmente do que eu poderia esperar pela longa pesquisa, um comentário ou outro, uma fonte de última hora fez a diferença. Precisamente naquelas quatro semanas, ele se saiu este, como foi impresso. E não pretendo mudá-lo.

No prefácio de uma reedição de Olhai os lírios do campo, do Érico Veríssimo, eu li, uma vez, que não se deve um autor deixar levar pela tentação de corrigir o próprio livro qualquer tempo depois da primeira impressão. Se já é difícil fechar e aceitar o projeto uma vez, o trabalho pode – quando a gente não toma o devido cuidado – vir a se tornar infinito.

Assim, depois de defendido como Trabalho de Conclusão de Curso e passada a Cerimônia de Colação de Grau, só com as considerações gramaticais da Liliane Ito é que eu corrijo para reimpressão. Reforço os agradecimentos da primeira edição com atenções especiais à banca, que me concedeu o mais precioso dos feedbacks.

Precisamente a você, Liliane, meu mais sincero agradecimento. Não só pela revisão tão cuidadosa e detalhada, mas por compartilhar da sua visão para enriquecer este trabalho. Essa sua visão que é feminina e, muito para além disso, completamente individual, única – indispensável e insubstituível.

O direito da mulher à individualidade, à complexidade intelectual e à profundidade psicológica na literatura; eis o incentivo e a busca do livro-reportagem Comprar as flores ela mesma. Depois de apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso, em reimpressão, versão corrigida e devidamente autografada ;)

Porque precisamos nos dar ao trabalho de ler, nos deixarmos escrever e assim nos interpretarmos: mulheres.

--

--