Como está a gestão da minha empresa?

Antes de qualquer passo, a primeira coisa a ser feita na formação de uma empresa é o seu planejamento estratégico. Isso ajuda o empreendedor a estar sempre no controle do seu negócio. Mais do que apenas importante, o documento é decisivo para definir e alcançar os objetivos propostos neste início de projeto.

A sua empresa não possui um planejamento estratégico?

Micro e pequenos empreendedores também devem desenvolver a estratégia do negócio. Esse é o passo mais importante na concepção do empreendimento. É através dele que todos os próximos passos serão programados.

O planejamento estratégico precisa envolver toda equipe gestora, principalmente na concepção do escopo, para que todos definitivamente comprem a ideia e a executem com sucesso. Nele constarão as metas de crescimento, conquistas de mercado, ações permanentes para o desenvolvimento da empresa e de novas linhas de produtos, além dos resultados a serem obtidos.

Identificar os pontos fracos e fortes do negócio também é muito importante. Com um estudo das possibilidades da própria empresa e do mercado será possível definir como de fato ganhar dinheiro. Perceber uma falha da concorrência, uma carência no mercado ou um nicho pouco explorado são algumas das possibilidades que o plano estratégico poderá trazer.

E como anda a sua equipe de vendas?

Muitas vezes todas as fichas são apostadas em uma boa campanha publicitária e o marketing como um todo é deixado de lado. É preciso preocupar-se com a experiência que sua equipe de vendas causa no cliente ou prospect (possível cliente).

Abordagem, conhecimento sobre o produto ou serviço, disposição para resolver problemas, criatividade e inovação são pontos a serem trabalhados para transformá-los em profissionais excepcionais.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, está ainda mais difícil levar novos clientes até o negócio, portanto, quando isso acontecer, esteja certo de que o melhor atendimento lhes será oferecido.

É bom lembrar que a sua equipe de vendas também tem muito conhecimento do negócio e é preciso dar voz e vez para que colaborem na melhoria contínua dos processos. Cada vez mais, empreendedores internos estão surgindo, são pessoas com potencial empreendedor que não podem ser desperdiçadas. Portanto, incentive o surgimento desses insights e novas ideias entre o seu time de profissionais.

Não ignore a tecnologia, ela é sua aliada

A tecnologia pode trabalhar a seu favor e ser sua aliada para facilitar o dia a dia na empresa. Neste cenário, a comunicação através das mídias digitais são uma oportunidade de ouro para você. Invista em uma comunicação digital de qualidade, através de mídias sociais e um website. É imprescindível oportunizar-se deste ambiente para criar relacionamentos e oportunidades de mercado. Outra possibilidade é um e-commerce, que também poderá ser uma boa opção. Mas claro, tudo depende do seu plano estratégico e plano de negócios.

Além disso, facilitar os processos através de um aplicativo de gestão comercial também podem ser a virada para o seu empreendimento tomar proporções maiores. O Compufácil, por exemplo, é um ótimo exemplo desta revolução na maneira de gerir a sua empresa. Entre em contato com nossa equipe para saber mais e, ótimos negócios! ;-)

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Filipe Vieira’s story.