Dicas preciosas para conquistar seu cliente

Estas dicas o ajudarão a conquistar e fidelizar seus clientes.

Uma das maiores dificuldades nos primeiros passos dos novos empreendimentos é a presença de clientes, consumidores que se arrisquem em provar as novidades que o aguardam em um novo local. Isso porque, por mais que a empresa tenha o produto mais moderno, o serviço mais completo ou equipe mais qualificada, sem ter quem compre seu produto, todos os esforços foram por água abaixo. Ultrapassado o primeiro desafio, quando a empresa conta com uma carteira considerável de clientes, vem, o que provavelmente seja, o segredo da prosperidade de sua empresa: conquistar seu cliente.

Manter esforços em busca de novos consumidores deve ser uma constante. Mas são os atuais clientes que vão ajudar na manutenção da prosperidade do seu negócio. Para manter um cliente ativo é preciso cultivar a política da comunicação e do relacionamento. Um artigo publicado no site da revista americana Entrepreneur, diz que “o segredo de um follow-up efetivo começa imediatamente depois da venda, quando você entra em contato com o cliente para dizer obrigado e descobrir se ele ou ela ficou satisfeito com o seu produto ou serviço”.

1. Informe seu cliente: mantenha seu cliente informado sobre suas ações, novos produtos ou serviços. Isso pode ser feito na forma de uma newsletter, enviada por e-mail, ou pode ser mais informal, através de uma ligação ou mensagem de celular. O método que você vai usar dependerá de cada cliente, mas a chave é mostrar para eles o que você está fazendo.

2. Conheça seu cliente: conhecer o perfil, o ramo de atuação ou até mesmo a data de aniversário pode ser uma ótima forma de surpreendê-lo. De posse dessas informações, você pode usar as redes sociais para produzir conteúdo específico para seu cliente, levando até ele bagagem de conhecimento que contribua para seu desenvolvimento, seja profissional ou pessoal. Também lhe ajudará no desenvolvimento de novos produtos ou na oferta de serviços que atendam às necessidades particulares dos clientes. Além disso, conhecer o cliente faz com que você saiba quando é necessário manter o nível de formalidade ou informalidade no relacionamento com ele.

3. Compartilhe informações: sua empresa pode usar diversos meios de comunicação, principalmente on-line, para levar ao seu cliente informações relevantes para seu dia a dia. Após conhecer bem o cliente, compartilhe com ele o conhecimento que você está adquirindo. As redes sociais são uma ótima forma de entregar ao cliente não só propaganda em massa de divulgação do seu produto ou serviço, mas também informações leves, notícias relevantes do ramo de negócios de sua empresa e de seus clientes. Mostre que você está preocupado com o desenvolvimento dele.

4. Ouça seus clientes: em uma conversa com seu cliente você pode obter referências ou sugestões que podem ser uma ideia para um novo modelo de negócio ou até mesmo uma indicação de um novo cliente.

5. Promova experiências positivas: imagine se, ao atender a necessidade do seu cliente, você torna o que seria a satisfação pela compra em um momento desagradável? Isso vai fazê-lo lembrar de você somente como uma má referência. Portanto, capriche. Oferecer produtos, serviços e atendimento de qualidade é o mínimo que uma empresa pode fazer. Mantenha o relacionamento com ele durante a primeira venda, proporcionando, se possível, a oportunidade de ele experimentar o seu produto. Esteja disposto a colaborar, seja ágil, cordial e comunique-se de forma clara. Não consegue atender o cliente como ele esperava? Explique a situação. Um relacionamento forte com o cliente é a melhor impressão que você pode deixar. Não esqueça que um cliente satisfeito rende muitos outros clientes para sua empresa.

São ações muitas vezes simples que farão toda a diferença e irão te destacar da concorrência.

Se a estrada para o crescimento é longa e tortuosa, surpreender o seu cliente é um bom atalho para o sucesso.