FALTAM HORAS - 5 maneiras de regrar seu horário de trabalho

Parece uma síndrome: cada vez as pessoas têm menos tempo e mais coisas para fazer. Saiba que é possível mudar isso.

Filipe Vieira
CompuFácil Blog
3 min readNov 28, 2016

--

Você é dono do seu tempo ou é escravo dele? Está a todo momento correndo para dar conta das tarefas ou consegue organizar seu dia com tranquilidade? Há pessoas que pensam que seu dia deveria ter mais de 24 horas para darem conta de todas as atividades existentes. Mas, será que adiantaria, ou você comprometeria as horas adicionais com mais um amontoado de tarefas?

Infelizmente (ou felizmente), milagres não vão ajudar você a controlar o seu tempo. O segredo é organização. Ficar a todo momento pensando no trabalho não resolve. Além de “pensar” não significar “resolver” ou “agir”, você ainda compromete sua saúde, seu relacionamento com família e amigos e, logo, sua qualidade de vida.

Para ajudá-lo a organizar o seu dia e fazer as horas disponíveis para o trabalho serem suficientes, preparamos 5 dicas para você regrar seu tempo.

1. Planejamento. Separe um tempo no final de cada dia ou no início da semana, dependendo de como for o dinamismo de seu trabalho, para listar as tarefas pendentes e dividi-las em urgentes, importantes e de rotina. Estabeleça momentos para fazer cada uma delas, pensando inclusive em quais horários do dia você produz mais, reservando esse período para as atividades mais difíceis ou que exijam mais concentração.

2. Concentração. A falta de concentração compromete a produtividade e, logo, o seu rendimento. A segunda dica é organizar-se com o “planejamento” já realizado. No momento que você começar a fazer uma tarefa, concentre-se naquela atividade. Não fique pensando nas que estão por vir, afinal, você já tomou nota delas e não vai esquecer.

3. Desconecte-se. Há vários elementos que promovem a dispersão da concentração. Não deixe esses elementos a sua “vista”. Feche seu e-mail e desconecte-se das redes sociais ou outras plataformas on-line que tirem sua atenção. Deixe seu celular no silencioso e virado com a tela para baixo, evitando que as notificações que forem chegando atrapalhem sua produtividade.

4. Deixe brechas. Isso mesmo. Não lote sua agenda com tarefas que vão ocupar todo o seu dia. Procure deixar intervalos entre a execução de uma atividade e outra para imprevistos que surgirem (e sempre surgem). Esses momentos também podem ser usados para receber um cliente que chegou de surpresa, para ver e-mails ou mensagens no celular ou para descansar a mente e favorecer o ócio criativo.

5. Deixe os problemas pessoais em casa e os problemas de trabalho na empresa. Ficar pensando nas pendências do trabalho em casa vai resolver o problema? E levar as situações desconfortáveis que aconteceram em casa para o trabalho, vai ajudar? Não. E você sabe disso. É difícil, mas com disciplina você consegue separar essas questões. Isso tornará seu dia na empresa mais produtivo e seu descanso, quando estiver em casa, revitalizará suas energias. Ninguém é produtivo 100% do tempo. Nosso corpo e nossa mente precisam descansar para que nosso rendimento aconteça quando precisamos.

Por mais que já esteja subentendido nas dicas acima, outra coisa importante para que o dia a dia seja mais produtivo é não procrastinar. Se você puder fazer hoje, faça, mesmo sabendo que amanhã você terá tempo livre para isso.

--

--