Marketing pessoal: Você é a imagem da sua empresa

Certamente você já ouviu alguma pergunta feita deste modo: “Você conhece o fulano da padaria?” ou “O ciclano que trabalha no escritório de advocacia?”. Isso acontece porque, quando assumimos um emprego e dedicamos boa parte do nosso dia a ele, acabamos tendo nossa imagem unida ao nosso trabalho.

No marketing, isso pode ser ótimo, pois facilita a memorização e causa uma sensação de proximidade entre cliente e empreendimento. Porém, você já parou para pensar que a sua imagem precisa ser bem gerida para não causar problemas ao seu negócio?

É importante lembrar que o seu bem de maior valor está com você o tempo todo: trata-se da sua imagem.

Preservar uma boa imagem profissional é essencial para ser bem sucedido no seu emprego, por exemplo. É preciso desenvolver bons relacionamentos interpessoais, manter seus valores e uma conduta clara perante qualquer situação, para assim, conquistar a confiança da sua equipe de trabalho. Mais do que isso, seja você colaborador, empreendedor ou os dois, a imagem que você transmite para as pessoas é justamente a imagem da sua empresa.

É por isso que o comportamento adequado é tão valorizado para manter uma imagem positiva. Essa é a premissa básica do marketing pessoal, um ramo do marketing totalmente dedicado a você e ao seu sucesso.

Você é uma marca

Ao escolher o que irá para nossa cesta de compras no supermercado, valorizamos muito a apresentação dos produtos: um rótulo com falhas, amassado, rasgado ou sujo não nos atrai, enquanto um produto bem apresentado e atrativo parece valer qualquer investimento. Não é assim?

Com os profissionais em pequenas, médias ou grandes empresas, qualquer semelhança não é mera coincidência. Na verdade, você também é uma marca.

O marketing pessoal entende cada profissional como um produto de qualidade que busca se diferenciar dos demais em uma prateleira abarrotada de similares concorrentes. Portanto, necessita ser cuidada e gerida para agregar cada vez mais valor a si.

Manter um cuidado com o seu corpo, a maneira que se veste, como se comporta no ambiente de trabalho e fora dele influencia como as pessoas o veem. E neste caso, elas irão definir se comprarão o seu produto ou escolherão o que está ao seu lado.

No mundo dos negócios, manter uma imagem pessoal íntegra significa não perder oportunidades, novos clientes, promoções, contratos e garantir uma equipe sempre unida a um objetivo comum. Isso colabora para sua realização profissional e o crescimento da própria empresa.

Aliás, é exatamente isso que as empresas buscam, profissionais que compreendem que sua imagem pessoal é o seu cartão de visitas e trabalham para manter a equipe unida, através dos princípios e valores claros.

Ao final, quem ganha são as duas partes. A empresa garante que os seus colaboradores estejam alinhados aos seus objetivos e eles tem a possibilidade de desenvolver uma equipe sinérgica e com crescimento exponencial. O cuidado dedicado ao gerenciamento de sua imagem não pode trazer resultados diferentes que não sejam positivos.