Missão Técnica Vale do Silício: uma experiência que nos faz pensar além

Filipe Vieira
CompuFácil Blog
Published in
3 min readNov 28, 2016

--

A CompuFácil está participando por meio de seu CEO Wagner Müller, da comitiva do Senac pelo Vale do Silício.

A Missão Técnica Vale do Silício é direcionada para empreendedores com ideias inovadoras na área de tecnologia da informação e acontece pela primeira vez entre os dias 14 e 21 de maio. O objetivo é oportunizar a vivência da cultura do vale e aproximar novos negócios e projetos de possibilidades de parcerias comerciais e investimento. E a CompuFácil tem orgulho de estar lá, envolvido nessa atmosfera de inovação, tecnologia e conhecimento.

Através de visitas técnicas orientadas em empresas, com foco em temas como cultura, educação empreendedora, negócios internacionais, aceleradoras, incubadoras e empresas de nicho, estamos em busca de aproximação e conhecimento para podermos evoluir e inovar nosso negócio.

Primeiro dia da Missão

No dia 17 tivemos uma programação rica em cultura e informação. Começamos o dia participando de um workshop com o tema “Inovação e Cultura do Vale do Silício: empresas inovadoras e lições de um empreendedor”, realizado pela SiliconHouse, empresa brasileira fundada em 2012 por apaixonados por inovação e empreendedorismo.

Tivemos uma compreensão ampla sobre como acontece o processo de inovação e a dinâmica entre os players e como esse círculo virtuoso faz do Vale uma referência mundial.

Até durante o almoço fomos nutridos de muita cultura e conhecimento. Em um almoço de negócios, tivemos a ilustre presença do fundador da cervejaria Devassa e co-fundador da Startup Graava, Marcelo do Rio. A cervejaria Devassa foi vendida para o grupo Schin e, após a venda, Marcelo foi para o Vale do Silício atuar como investidor anjo e empreendedor na área de tecnologia.

Outro grande destaque do nosso primeiro dia de atividades foi a visita a Stanford University. Conhecemos o centro histórico da Universidade e participamos de uma sessão com pesquisadores brasileiros, participantes do Ciência Sem Fronteiras. Stanford, que foi fundada em 1981, é considerada a melhor universidade dos EUA. Ainda em Stanford, conhecemos o Tranformative Learning Technologies Lab, um local focado na pesquisa de como novas tecnologias transformam o aprendizado de áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Segundo dia surpreendente

Se o primeiro dia de visitas da nossa comitiva foi incrível, o segundo conseguiu superar as expectativas.

Começamos visitando o LinkedIn, considerado uma das maiores redes sociais de negócios, com mais de 450 milhões de usuários e 8 mil funcionários em 10 anos de vida. Tivemos o privilégio de conhecer um pouco mais sobre a gestão da empresa e como eles cresceram de forma sustentável nesses poucos anos de história. Foi ótimo e revitalizador poder trocar experiências, discutir estratégias e levantar desafios que empresas que visam crescer de maneira rápida e sustentável enfrentam.

Outro momento muito interessante da visita foi poder conhecer a cápsula do tempo do LinkedIn. Feita de lego, ela foi criada quando o capital foi aberto e guarda a ideia dos funcionários da época de como seria a empresa no futuro. Em 2031 será feita a abertura dessa cápsula.

Continuamos nosso dia com uma visita na NASA. Igualmente incrível poder conhecer essa agência do governo e uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Percorremos o centro da NASA e da NASA Research Park, uma instalação de testes e centro de pesquisas.

A cultura de trabalho da NASA nos ensinou muito e nos fez refletir. Eles trabalham focados em um grande senso de colaboração, firmando diversas parcerias com empresas privadas. Eles compreendem que se trabalharem juntos serão ainda mais capazes de superar os desafios do nosso tempo.

Também conhecemos o maior e mais moderno simulador de voo do mundo e assistimos a um teste ao vivo.

Encerramos nosso segundo dia visitando a Googleplex, campus onde fica o Google, a lendária garagem onde Steve Jobs e Steve Wozniak começaram a Apple e a garagem onde foi criada a HP (Hewlett Parckard).

É esse tipo de missão que abre nossa mente para um universo infinito de possibilidades. Quando saímos do nosso escritório conseguimos realizar o quanto ainda podemos nos desenvolver e desenvolver tecnologias e inovação para nossos clientes. Muitas ideias e grandes desafios. Assim podemos resumir esses primeiros dias de nossa viagem.

--

--