MOTIVADO SEMPRE! O que grandes nomes falam sobre motivação

Não tem como fugir: para ser mais produtivo, é melhor colocar tudo em ordem.

Filipe Vieira
CompuFácil Blog
3 min readNov 28, 2016

--

Henry Ford, empreendedor norte-americano, fundador da Ford Motor Company, já dizia: “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.” Mas, como se manter motivado quando lidamos com situações não tão favoráveis?

Fica muito mais fácil encontrar motivação quando fazemos o que gostamos. Uma pena que nem sempre temos que realizar somente as tarefas que nos dão prazer. Também é muito mais simples estar motivado quando todos os planos dão certo e saem conforme imaginamos. Porém, nem sempre isso acontece.

Existem diversos fatores que nos impedem de manter a motivação. Por isso, para ajudar nessa compreensão, trouxemos algumas reflexões feitas por grandes nomes que falharam antes de chegaram ao sucesso e, mesmo assim, buscaram motivação para seguir em frente.

Você já deve ter ouvido falar de Walt Disney? O fundador da Disney ouviu que não tinha criatividade suficiente e que um rato jamais faria sucesso, pois iria amedrontar as mulheres.

Antes de construir o império que todos nós conhecemos, Walt Disney foi demitido de um jornal porque acreditavam que ele não tinha boas ideias. Após fundar sua primeira empresa de animação, em 1921, que não deu certo, ele passou por sérias dificuldades financeiras.

O que Walt Disney construiu e o que a Disney é hoje dispensa explicações. O segredo? Perseverança, acreditar no sonho e correr atrás para fazê-lo acontecer.

E que tal a história de Michael Jordan, que foi cortado do time de basquete da escola, acreditam? Após esse fato, Jordan conta que foi para casa e chorou.

Certa vez, após ter conquistado sucesso, Michael revelou seu segredo: “Eu já perdi mais de 9000 arremessos em minha carreira, perdi quase 300 jogos, em 26 ocasiões foi confiado a mim o arremesso que daria a vitória ao meu time no jogo e eu falhei. Falhei uma vez, e outra e outra vez em minha vida. E é por isso que eu consegui”.

Jordan só conseguiu porque não usou os erros como desculpa, mas como forma de encontrar forças para superá-los.

E claro, não poderíamos terminar esse texto sem mencionar ele, o fundador da empresa cuja marca é a mais valiosa do mundo: Steve Jobs.

Antes de fazer sucesso, Jobs abandonou os estudos na faculdade e foi demitido da empresa que fundou. Em 2005, em um discurso na Universidade de Stanford, ele explicou: “Eu não vi isso na época, mas ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida. O peso de ser bem-sucedido foi substituído pela leveza de ser novamente um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me libertou para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida”.

Após seu retorno à Apple, Jobs criou vários produtos lendários, como o iPod, iPhone e iPad. Moral da história? Precisamos ver nas dificuldades oportunidades de sermos melhores.

E para finalizar, uma frase de Aristóteles: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito”. Por isso, aproveite seus erros, mas não para desistir, mas para buscar forças e conhecimento para ser melhor e não cometê-los mais.

--

--