Aumente a produtividade do seu trabalho de pesquisa

Automatize tarefas computacionais e concentre-se na sua pesquisa

Motivação

O tempo é um recurso precioso para quem está desenvolvendo seu projeto de pesquisa de pós graduação. Existe um prazo para conclusão do trabalho e muitas vezes temos que deixar de lado o objetivo principal de nossa pesquisa para aprender assuntos técnicos relativos à computação. Muitas vezes gastamos um tempo considerável com assuntos secundários, porém necessários para concluir a pesquisa.

Existe ainda aquela situação em que geramos muitos dados, e por não conhecermos ferramentas disponíveis e muitas vezes não termos conhecimento mais profundo sobre computação, acabamos realizando manualmente tarefas que poderiam ser automatizadas. Executar manualmente tarefas aumenta a chance de erro. A automatização, por diminuir esta chance, aumenta a confiabilidade dos seus resultados.

É muito comum no início, quando não temos ainda muito experiência, terminarmos com um monte de dados desorganizados todos em uma única pasta, e mesmo com resultados que não temos certeza de com qual parâmetros foram calculados. Muitas vezes temos que refazer experimentos.

Outra motivação para preocupação com produtividade é o uso otimizado de recursos financeiros, pois toda pesquisa tem um custo e é importante minimizá-los, pois os recursos não são infinitos.

Como aumentar sua produtividade

Abaixo vão algumas dicas para aumentar sua produtividade. Foi basicamente o que eu utilizei durante meu projeto de pesquisa. Existem outras opções, mas considero este um ponto de partida. Os tópicos abaixo serão detalhados em outros posts da página (ainda em construção).

  1. Escreva seu programa e faça testes. Verifique se os resultados estão corretos antes de produzir dados.
  2. Planeje seu experimento. Faça anotações do que foi feito, dos parâmetros que utilizou, pois quando for escrever sua tese ou dissertação, poderá encontrar facilmente seus dados e saber o que foi feito. Veja mais detalhes aqui.
  3. Você pode utilizar recursos para gerar gráficos automaticamente em pastas apropriadas ou visualizar seus resultados em tempo de execução.
  4. Procure por ferramentar para ajudar na programação: editores próprios para programação ou uma IDE (ambientes de desenvolvimento integrado).
  5. Uma outra sugestão é utilizar um processador de texto bom. O Latex é um processador de texto que lhe permite se concentrar na escrita, deixando a formação por conta do mesmo. Existem versões par linux e windows e é gratuito. Pode demorar um pouco para aprender, mas depois de uma semana utilizando, você verá que valeu apena o esforço.

Gostou do texto? Compartilhe e siga nossa página no facebook: https://www.facebook.com/compfis/