Projeto de pesquisa - por onde começar?

Algumas dicas para começar bem seu projeto

O primeiro passo é entender bem seus modelos físicos e matemáticos. Depois que seu modelo está pronto, é hora de pensar como por o computador para rodá-lo para você. Abaixo seguem algumas sugestões. É interessante você pensar na estrutura do seu projeto por alguns dias antes de começar. O planejamento inicial vai lhe poupar tempo no futuro.

Desenvolvimento do modelo

  1. Transforme seu modelo em um algoritmo com todos os passos dos seus cálculos bem definidos em ordem. Você pode escrever seu algoritmo em pseudo código (código independente de uma linguagem de programação). Um pseudo código bem escrito pode ser compartilhado mais facilmente, inclusive no seu artigo.
  2. Se seu modelo envolve equações diferencias, pesquise um método apropriado para seus cálculo. Existem muitos métodos numéricos e manuais disponíveis que podem lhe ajudar.

Programação

  1. Escolha uma linguagem de programação. Existe uma infinidade de linguagens. Umas são mais rápidas para desenvolver com menor desempenho, outras mais complicadas para desenvolver mas com maior desempenho. Algumas típicas são, c, c++, Fortran, Julia, Octave, Python, Java, etc.
  2. Aprenda os recursos e tipos de dados da sua linguagem.
  3. Vale a pena gastar um tempo também estudando boas práticas de programação para produzir códigos mais legíveis e de fácil manutenção.
  4. Se informe sobre tipos numéricos e precisão numérica de sua linguagem/hardware.
  5. Faça comentários no seu código explicando bem o que foi feito.

Desenvolvimento do projeto

  1. Faça um planejamento. Organize seus dados para encontrá-los mais facilmente. Faça anotações do seu projeto.
  2. Aprenda a utilizar scripts para automatizar seus experimentos.
  3. Aprenda a aproveitar seu hardware ao máximo executando várias cópias do seu programa em paralelo.
  4. Dependendo do tamanho do seu projeto, é interessante utilizar um controle de versão, como o git, que organiza para você as versões do seu código.
  5. Aprenda a utilizar um bom processador de texto. Uma boa dica é o Latex. Exige um esforço inicial, mas depois torna seu trabalho muito mais simples. Você pode encontrar vários tutorias em português.

Gostou do texto? Compartilhe e siga nossa página no facebook: https://www.facebook.com/compfis/