Primeiro programa em c

Como escrever e compilar seu primeiro programa

O primeiro programa escreve a frase Hello world! no terminal e pula uma linha. Crie um arquivo chamado main.c com o código abaixo na pasta que você escolher. Você pode dar outro nome qualquer para o arquivo desde que seja seguido .c no final.

#include <stdio.h>
int main()
{
printf(“Hello world!\n”);

return 0;
}

Compilando o programa

Abra um terminal e vá para a mesma pasta em que está o arquivo. Agora você precisa compilar o seu código fonte para criar o programa. Para isto digite o comando:

gcc main.cpp -o main

O compilador é o programa gcc, main.c é seu código fonte e main é o programa criado. O parâmetro -o informa ao compilador que o nome do programa deve ser main. Você pode trocar o nome do programa se quiser, por exemplo, substituindo main por programa1. Se a compilação tiver sucesso, então um arquivo de nome main será criado.

Erro de compilação

Caso haja algum problema (erro de programação) o compilador não criará o arquivo executável (programa) e soltará na tela uma mensagem de erro. Verifique se o programa está corretamente digitado. Uma letra trocada, um ponto e vírgula faltando ou no lugar errado pode gerar erro de compilação. Corrija seu programa em caso de erro e volte à fase de compilação.

Executando o programa

Se você estiver no linux, para executar seu programa digite o comando abaixo no terminal (você deve estar na mesma pasta do programa). No windows basta digitar main.

./main

Explicação breve do programa

  1. A diretiva #include <stdio.h> instrui o compilador que a rotina para escrever na tela será utilizada. Sem esta linha a rotina para escrever na tela não é reconhecida.
  2. A definição int main() indica que este é o ponto em que o programa deve iniciar.
  3. Os comandos do program a serem executados estão no bloco principal (bloco da função main) definido pela abertura e fechamento de chaves logo abaixo da definição int main().
  4. O comando printf(“Hello world!\n”); escreve na tela. Para escrever uma frase na tela é necessário que esta esteja entre aspas duplas. Remover as aspas duplas gera erro de compilação. O \n ao final da frase é um código de escape para gerar uma nova linha. O operador ; ao final da linha indica o fim da linha de comando.
  5. return 0; indica que as instruções serão executadas até a linha em que aparece. Instruções abaixo desta linha não são executadas.
  6. É importante notar que o programa é executado linha por linha, na ordem exata em que aparecem.

Faça testes

  1. Modifique a frase que é escrita.
  2. Remova o \n e veja o que acontece.
  3. Acrescente mais uma linha de comando com outra frase.
  4. Inverta ao ordem dos comandos de escrita e observe a ordem de execução.
  5. Acrescente uma linha de comando após return 0; e veja o que acontece.
Like what you read? Give Erbe Pandini Rodrigues a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.