O que é uma variável de memória

Como trabalhar com variáveis de memória

Erbe Pandini Rodrigues
Computação para físicos
2 min readMay 27, 2017

--

Considere a seguinte equação matemática:

y = 2x + 3

y é a variável dependente e x a variável independente. Se quisermos saber o valor de y basta escolher um valor de x e substituí-lo na equação. Para x igual a 2, por exemplo, temos y igual a 7.

Em programação, o papel de x e y na equação é feito pelas variáveis de memória, que são análogas às variáveis das equações. Mais precisamente, a variável de memória associa um nome (x ou y, neste caso) a um local na memória ram em que vai ser armazenado um valor.

Para usar variáveis de memória em c e c++ é preciso declará-las, ou seja, reservar espaço na memória e identificar o tipo do valor que a variável vai guardar. Depois de declarada, um valor pode ser atribuído à mesma.

Em linguagem c e c++ as variáveis tem um tipo de dado específico associado. Por exemplo, para trabalhar com números inteiros utilizamos o tipo int. Abaixo segue um exemplo de declaração da variável x do tipo inteiro int. Outros tipos inteiros são char e short.

int x;

Cada tipo possuiu um intervalo de valor que pode representar, que pode depender da arquitetura da máquina. Em um arquitetura em que um int tem 32 bits, por exemplo, o intervalo numérico que pode ser representado com int vai de -2.147.483.648 a +2.147.483.647.

Depois de declarada a variável, basta atribuir-lhe um valor numa linha seguinte:

x = 2;

Também é possível atribuir valor na linha de declaração:

int x = 2;

Para resolver nossa equação inicial em código, precisamos também da variável y. Por isso devemos declarar x e y para então podermos atribuir um valor a x e calcular y.

Para trabalhar com números reais, que são necessários em aplicações de cálculo, é preciso utilizar os tipos float ou double. Veja aqui mais detalhes sobre tipos.

Gostou do texto? Compartilhe e siga nossa página no facebook: https://www.facebook.com/compfis/

--

--