Startups lutando contra o câncer no Brasil

Guilherme (Saka) Sakajiri
comsentimento
Published in
4 min readJan 27, 2022

O cenário de Healthtech no Brasil vem ganhando muita força nos últimos anos, especialmente após a pandemia da Covid-19, quando temas importantes como a prescrição eletrônica, telemedicina e terapias digitais foram alçados a um novo patamar.

Mesmo com este amadurecimento do cenário de inovação, ainda existem áreas com grande potencial a serem exploradas. Uma das áreas que mais tem crescido no exterior é a de soluções para pacientes com câncer. Esta área costuma demandar altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e, por causa disso, pode limitar a capacidade de nossas empresas competirem com players internacionais mais bem capitalizadas.

Entretanto, isso não parece ser uma barreira para diversos empreendedores que acreditam na capacidade de produzir inovação com padrão global e “made in Brazil”. Hoje (4 de fevereiro) é celebrado o Dia Mundial do Câncer e o tema deste ano é “O progresso é possível”. Criamos este artigo para valorizar o trabalho de algumas das principais startups do país que estão ajudando na luta contra o câncer.

A lista trás empresas que atuam desde a construção de bases de dados para pesquisa até a descoberta de novas moléculas, passando por soluções de diagnóstico e engajamento.

PreviNEO

O Câncer é uma doença grave que mata milhares de pessoas todos os anos no Brasil, mas a chance de vida do paciente aumenta significativamente quando o tumor é identificado no início da doença. Apenas para ficar nos casos mais comuns, os cânceres de mama e próstata, tem chance de cura de 95% e 90%, respectivamente, quando identificados nos estágios iniciais da doença.

A startup PreviNEO foi criada para auxiliar na identificação precoce do Câncer. Fundada em 2015, em Curitiba, a startup desenvolveu programas de prevenção da doença que utilizam algoritmos de inteligência artificial para diagnosticar 5 tipos de câncer (pulmão, mama, próstata, cólon e útero).

Thummi

Ser um ombro amigo aos pacientes com câncer. Esta é uma boa definição para o Thummi, um aplicativo que registra e organiza os eventos do dia a dia do paciente, além de auxiliar no registro dos efeitos e sentimentos ao longo do tratamento. Desta maneira o paciente consegue ter um acompanhamento entre as consultas.

A fundadora da empresa Alessandra Morelle é oncologista e sentia na sua prática diária a dificuldade dos seus pacientes durante o tratamento. O aplicativo já na sua origem foi criado levando em consideração o tripé paciente, hospital e médico, por isso uma das primeiras features desenvolvidas foi a possibilidade de geração de um relatório para ser compartilhado com os médicos.

WeCancer

A WeCancer também foi criada para servir como uma ferramenta de suporte para os pacientes oncológicos, mas a motivação aqui não partiu dos médicos e sim de dois fundadores que viveram a experiência de perder suas mães para o câncer.

O foco inicial da empresa foi na otimização da experiência do paciente no registro de medicamentos e sintomas, o que rendeu para a startup ótimas avaliações nas lojas de aplicativos e uma ampla divulgação entre a comunidade de pacientes. O sucesso da empresa atraiu a atenção de um dos principais fundos de venture capital focados em impacto no Brasil, a Vox Capital.

PHP Biotech

Uma das maiores novidades neste setor é a empresa PHP Biotech. A empresa foi fundada no final de 2020, com o objetivo de expandir os estudos em torno de uma nova biomolécula antitumoral para o câncer de mama triplo-negativo, o 3-NAntC. Este tipo de câncer é um dos mais agressivos e atualmente não tem nenhum tratamento específico. Apesar de ainda estar em um estágio bastante preliminar, a empresa merece destaque por atuar na área de biotech, onde temos uma carência imensa de investimentos no país.

OncoTag

Os diagnósticos genéticos encontram na oncologia um terreno muito promissor. A cada dia são descobertos novos métodos e novos biomarcadores, que possibilitam uma medicina mais personalizada.

Criada com objetivo de conectar o paciente oncológico ao tratamento correto, a Oncotag é um laboratório de análises genéticas com foco em oncologia de precisão. A empresa oferece um teste molecular inédito no Brasil para avaliação do prognóstico de pacientes com câncer de ovário. A combinação de sondas genéticas com algoritmo de classificação molecular, permite avaliar a natureza dos tumores, a probabilidade de recidiva do câncer e o benefício da quimioterapia. Com essas informações em mãos é possível otimizar as decisões de tratamento para o paciente.

Ziel Biosciences

A Ziel Biosciences é uma das empresa mais promissoras nesta lista, pois além de trabalhar com investimento em pesquisa e criação de produtos regulados, ela também se encaixa como uma femtech, uma das grandes tendâncias globais na área de healthtechs. A empresa é focada na criação de produtos inovadores na área de oncologia e saúde da mulher.

A empresa já possui três produtos no mercado o SelfCervix (auto-coletor do colo do útero), RAPICERVIX (teste rápido para detecção de lesões) e o Chemobiogram (teste de quimioresistência). Este último, tem um enorme potencial de melhora de desfechos e redução de custos, além da potencial diminuição da toxicidade do tratamento.

Comsentimento

Todas as startups citadas neste artigo dependem de dados para entregar sua proposta de valor, seja para construção de algoritmos, seja para a realização de análises que demonstrem a eficiência da nova tecnologia. Os dados sempre foram a base para a geração de evidência científica, mas com a digitalização de prontuários e da experiência dos pacientes, a importância dos dados cresceu exponencialmente.

Foi por isso que a Comsentimento foi criada, para ajudar organizações de saúde a gerarem mais valor com seus dados. Através da criação de repositórios clínicos normalizados e conectados em rede, a empresa ajuda a acelerar a inovação, a gerar novas evidências, a melhorar a prática clínica de todos os agentes da cadeia, desde startups até empresas farmacêuticas.

Originally published at https://comsentimento.com.br.

--

--