Academia de Líderes Sociais retorna na UniRitter com referência na área do Serviço Social

Arthur Alves
Comunicação Socioambiental
3 min readApr 11, 2024

Lideranças do bairro Mario Quintana se reúnem novamente no campus Fapa em prol da organização e planejamento comunitário

Alana Fernanda de Medeiros Jardim ministra aula inaugural do primeiro semestre de 2024 da Academia de Líderes Sociais no estúdio de televisão do campus Fapa da UniRitter - Crédito: Kristhine Knaak

Por Arthur Alves

“Quero expressar a esperança por meio de alguma estrela”. Com 16 anos de experiência no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Timbaúva e já conhecendo a maioria dos líderes do bairro, foi parafraseando Vincent Van Gogh que Alana Fernanda de Medeiros Jardim, graduada e mestre em Serviço Social, abriu o módulo cinco da Academia de Líderes Sociais.

Os líderes se apresentaram numa dinâmica de formalidade, pois já estavam familiarizados devido aos módulos anteriores do projeto e a convivência corriqueira pelo bairro. Com o objetivo de ministrar uma aula sobre os conceitos que abrangem a área do Serviço Social, Alana Jardim encontrou desafios com o tempo limitado e muitas interações com a turma, que tomaram o espaço da convidada Salete Basso de Lima Alminhana, conselheira tutelar de Porto Alegre, que voltará em outro encontro ainda neste semestre.

As pausas não foram vistas de forma negativa pelos participantes, pelo contrário, a assistente social desfrutou da possibilidade de fortalecer ainda mais o vínculo com estas pessoas que, nas palavras delas, gostariam de ser escutadas. O tema da aula se conectou diretamente com as necessidades das lideranças, para Alana Jardim, o Estado deve garantir que todos os direitos dos cidadãos sejam acessados por meio das políticas públicas.

Com clima de entusiasmo, o reencontro foi marcado pela presença da troca de ideias com as lideranças comunitárias do bairro Mario Quintana, trazendo uma figura ímpar e respeitável do Serviço Social na Capital gaúcha. Ao final da palestra, a conselheira tutelar Salete Alminhana optou por utilizar o seu tempo no próximo encontro da extensão, dessa forma os alunos aproveitaram alguns minutos para planejar novas ações na comunidade.

Visando desenvolver os participantes no empoderamento do cidadão, a Academia de Líderes Sociais já está no quinto módulo do projeto e atua diretamente com os líderes do bairro Mário Quintana, propondo a eles a capacidade de elaborar ações coletivas voltadas para a resolução de problemas sociais na comunidade. Cada líder possui um papel fundamental dentro da periferia, com as aulas e oficinas ofertadas pelo projeto de extensão, eles detêm a oportunidade de potencializar os resultados em seus projetos individuais.

Serviço

Cras - É uma unidade pública de atendimento à população que oferece diversos serviços para garantir o acesso aos direitos sociais das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Confira a seguir as principais unidades da região:

Cras Nordeste

Endereço - Av. Martim Félix Berta, 2357 — Mario Quintana.

Horário de Atendimento - das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato - (51) 3289-4770.

Segunda-feira fechado para reunião interna no turno da tarde.

Cras Timbaúva

Endereço - Rua Irmão Faustino João, 89 — Timbaúva.

Horário de Atendimento - das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato: (51) 3289-4781.

Segunda-feira fechado para reunião interna no turno da manhã.

Cras Eixo Baltazar

Endereço - Avenida Dr. Saulo Coelho, 52 — Parque Santa Fé.

Horário de Atendimento - das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato - (51) 3289-4831.

Sexta-feira fechado para reunião interna em turno integral.

--

--