Curso de Alfabetização Digital MulherTech segue a todo vapor

Cassio Reis
Comunicação Socioambiental
2 min readMay 31, 2023
Estudantes em laboratório do campus Fapa no segundo dia de aula prática do curso de alfabetização digital MulherTech na sala 202 do prédio 1 — Crédito: Cassio Reis

A segunda aula do projeto de extensão para as trabalhadoras domésticas foi de muita dedicação por parte das alunas, e marcado por relatos e histórias de vida emocionantes.

Por Cassio Reis

As 35 alunas do curso de alfabetização digital MulherTech iniciaram o segundo dia de aula no Campus Fapa, na manhã do dia 24 de maio. Elas aprenderam alguns comandos básicos para a utilização do processador de texto Word, como digitar um texto, como aumentar e reduzir o tamanho da fonte, como alterar a fonte, a cor da fonte, como salvar o texto que escreveu e qual o formato que devem salvar. Também aprenderam como colocar o texto em negrito ou sublinhado, aonde fica os documentos salvos e como inserir uma imagem no texto.

O segundo dia de aula do curso de alfabetização Digital MulherTech foi ministrado pelo aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Fapa Gustavo Xavier, com supervisão do professor do curso de Tecnologia da Informação Vinícius Cassol. Também participaram a professora de psicologia Suzane de Oliveira, e a coordenadora/tutora do curso de Alfabetização Digital Fabiane Santos, com auxílio de mais duas alunas de Psicologia.

“A experiência aqui no curso da MulherTech está sendo incrível, muito legal mesmo, iniciativa muito massa, mas ao mesmo tempo é bastante desafiadora, é muito legal saber que elas estão aprendendo, elas tiram bastante dúvidas, elas são muito legais e muito atenciosas”, diz Gustavo Xavier, extensionista do projeto do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Eu nunca tive coragem de entrar em um grupo onde eu pudesse falar das minhas dores que estava sentindo, esse grupo me trouxe reflexões importantes que levo pra minha vida”, relata Roseli, uma das 35 alunas do curso MulherTech.

Além das aulas práticas, o segundo dia de aula do curso de Alfabetização Digital MulherTech também foi marcado por reflexões e por depoimentos fortes de professores e alunos, ressaltando como o curso está contribuindo para o futuro profissional das alunas e como essa experiência está dando um bom retorno para os professores. Também ressaltaram a importância de trazer nos próximos anos mais iniciativas para o campus como essa e como esse projeto de extensão está trazendo uma imagem positiva para a faculdade no ponto de vista institucional.

--

--