Estudantes de Comunicação Social iniciam projeto de extensão em bairro da zona nordeste de Porto Alegre

Com o intuito de conhecer a região, os extensionistas de Comunicação Social da UniRitter realizaram entrevistas com os moradores do bairro, na última semana de setembro.

Alunas dos cursos de Comunicação Social do Campus Fapa entrevistam moradora do bairro Mário Quintana - Crédito: Vitória Laner

Por Ana Júlia de Araújo, Tiele Pietra e Érica Sena

No começo do ano de 2022, o professor Roberto Belmonte, junto dos estudantes de Comunicação Social da faculdade UniRitter — campus FAPA, da zona leste de Porto Alegre, iniciou o projeto de extensão Comunicação Socioambiental. Uma iniciativa voltada à desmistificação do bairro Mario Quintana, comumente visto como um dos bairros mais perigosos da capital.

O projeto de Comunicação Socioambiental exerce sua proposta por meio de saídas de campo, aproximando-se legitimamente dos moradores e produzindo conteúdos em multiplataformas. Para anunciar o projeto, durante o semestre piloto foi criado um videocast, na Rádio UniRitter. Constantemente os ouvintes eram atualizados sobre cada avanço realizado.

Já no segundo semestre, a ideia é construir uma série documental, a partir da visão dos estudantes do curso de audiovisual, que contará histórias como a do parque Chico Mendes e da Sociedade União Vila dos Eucaliptos (ONG SUVE).

A comunidade lida com diversas dificuldades, como a de infraestrutura em residências e espaços públicos. Devido à falta de linhas e horários alternativos, o transporte público também é citado pelos moradores como um dos principais problemas enfrentados diariamente. Espera-se que com os projetos de extensão iniciados pela UniRitter, a prefeitura de Porto Alegre tome medidas para a melhoria efetiva do bairro.

O principal objetivo do projeto é fazer com que os moradores sintam-se ouvidos e vistos. Vale ressaltar que os demais projetos de extensão do Centro Universitário Ritter dos Reis, também são focados no Mario Quintana com o intuito de auxiliar em áreas do meio social, da saúde, infraestrutura e educação.

Os estudantes de jornalismo documentarão o processo de entrevistas com moradores do bairro, bem como narrativas, nesta plataforma. Já os estudantes de publicidade e propaganda trabalharão com o Instagram do grupo FAPAcolhe, que engloba todos projetos de extensão. A expectativa é que o projeto dure ao longo dos semestres por tempo indeterminado e se estenda ao bairro Morro Santana, igualmente próximo ao campus FAPA.

--

--