MulherTech proporciona alfabetização digital para 35 alunas no campus Fapa da UniRitter

Cassio Reis
Comunicação Socioambiental
2 min readMay 17, 2023

O curso de extensão voltado a trabalhadoras domésticas é uma parceria entre o Centro Universitário Ritter dos Reis e a ONG THEMIS — Gênero, Justiça e Direitos Humanos.

Primeira aula prática do Curso de Alfabetização Digital MulherTech realizada no campus Fapa do Centro Universitário Ritters dos Reis na manhã do dia 10 de maio — Crédito: Cassio Reis

Por Cassio Reis

As 35 alunas do curso de alfabetização digital MulherTech iniciaram as aulas no campus Fapa na manhã do dia 10 de maio. A iniciativa, que atende trabalhadoras domésticas, acontece por meio de uma parceria entre o Centro Universitário Ritter dos Reis, a ONG THEMIS — Gênero, Justiça e Direitos Humanos, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e o Ânima Hub.

Participaram da aula inaugural o professor Vinicius Cassol, dos cursos de Tecnologia da Informação da UniRitter, e o líder técnico do Ânima Hub, professor Jean Paul Lopes. Também estiveram presentes a professora de Psicologia Suzana Oliveira e a coordenadora dos cursos de Ciências Humanas do campus Fapa, Raquel Bello Vázquez.

MulherTech é um projeto de extensão focado na alfabetização e inclusão digital de mulheres que trabalham como empregada doméstica. O objetivo do curso é proporcionar novas ferramentas tecnológicas para que elas se coloquem no mercado de trabalho de forma autônoma.

Elas aprenderão desde a função de cada tecla até a utilização de softwares básicos, entre eles o editor de texto Word, e também seus direitos trabalhistas previstos na Lei Complementar No 150 que dispõe sobre o contrato de trabalho doméstico. Também fará parte do curso a discussão sobre o empoderamento feminino e popular.

Antes da primeira aula, as alunas fizeram um tour pelo campus Fapa para conhecer toda sua infraestrutura. Após a apresentação dos professores, cada estudante se apresentou, com relatos de vida que emocionaram os presentes. Depois de um lanche, a aula prática começou em um dos laboratórios de informática do campus. Esta parte prática foi ministrada pelo aluno do curso de TI Gustavo Xavier, com auxílio de mais sete estudantes extensionistas das áreas de TI e Ciências Humanas. As aulas serão semanais.

--

--