Conheça Mario Quintana, o bairro que busca fugir do estereótipo de violência

Em uma das regiões mais violentas da cidade, moradores buscam melhorias para o bairro através de reivindicações sociais

Érica Sena
Comunicação Socioambiental
2 min readNov 14, 2022

--

O Parque Chico Mendes, localizado no bairro Mario Quintana, conta com uma pista de skate, além de espaço ao ar livre para prática de esportes - crédito: Érica Sena

Por Érica Sena

Assim como outros bairros periféricos, o Mario Quintana surgiu do crescimento populacional exacerbado datado na década de 1980, em Porto Alegre. O problema habitacional fez com que moradores de outros locais da cidade fossem deslocados para a região que, até então, era conhecida como Chácara da Fumaça.

Durante o fim da década de 1990, através da lei nº 8258, o bairro passa a ser chamado de Mario Quintana. Localizado na região nordeste de Porto Alegre, com limites entre a Avenida Manoel Elias e a Avenida Protásio Alves, o espaço com nome de poeta abriga cerca de 37 mil habitantes.

Mas para os noticiários, o local limita-se entre o estereótipo de violência, disputa de facções por território e tráfico drogas. Contudo, os moradores buscam promover melhorias no lugar através de reinvindicações e iniciativas para que a região continue crescendo e mostrando sua outra faceta.

Entre as principais conquistas do bairro está a pista profissional de skate, localizada no Parque Chico Mendes. “É um divisor de águas para a comunidade. Uma pista desse nível contribui para a autoestima da população e atrai a juventude para um ambiente seguro de convivência”, afirma Giovane Byl, que cresceu no bairro e tornou-se vereador eleito pelo PTB em 2020.

Para o líder comunitário Manoel Rocha, Coordenador do Movimento de Luta Pela Moradia do bairro Mario Quintana há 20 anos, nenhuma dessas conquistas seria possível através da ação de uma única pessoa. Durante toda sua trajetória, o líder comunitário contou com o apoio de lideranças espalhadas por toda a periferia.

Além do já citado Parque Chico Mendes, criado em dezembro de 1991, o bairro possui a Unidade de Saúde Chácara da Fumaça e a Associação Natureza Cidadania e Paz (NACIPAZ), que funciona desde 2001, promovendo atividades recreativas para os moradores. O local ainda conta com o Centro de Referência de Assistência Social Nordeste (CRAS).

Vale também o destaque para a Sociedade União da Vila dos Eucaliptos (ONG SUVE), que atua para melhorar a infraestrutura da comunidade do bairro Mario Quintana e arredores, através de educação infantil, artes, oficinas culturais, defesa dos direitos humanos, informação, comunicação, mídias alternativas, esporte e proteção ao meio ambiente.

Assim como o Clube de Mães Bárbara Maix que atende cerca de 600 pessoas por mês. O espaço funciona há mais de 29 anos prestando serviços de assistência social para 224 famílias de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

(Originalmente publicado em 6 de novembro de 2022).

--

--