Projeto de extensão da UniRitter lança documentário sobre o bairro Mario Quintana

Guilherme Horta Barros
Comunicação Socioambiental
2 min readDec 7, 2022
Episódio sobre a criação do Bairro é o primeiro filme produzido por estudantes dos cursos de produção audiovisual e cinema e audiovisual ligados ao projeto de extensão comunicação socioambiental — Crédito: captura de imagem

Por Guilherme Horta Barros

Durante o segundo semestre de 2022, o Projeto de Extensão Comunicação Socioambiental do Programa FAPAacolhe teve como um de seus objetivos a produção do primeiro episódio de uma série documental sobre o bairro Mario Quintana, que fica localizado na região nordeste de Porto Alegre, em frente ao campus Fapa da UniRitter.

O presidente da Associação Natureza, Cidadania e Paz (Nacipaz), Manuel Rocha, é o personagem do primeiro episódio que trata da criação do bairro e melhorias que os moradores consquistaram nas últimas duas décadas pr meio do Orçamento Participativo.

Inicialmente, é contado por Manuel a primeira discussão dos representantes da comunidade com a prefeitura de Porto Alegre, ocorrida no ano de 1996, que tinha como objetivo transformar o território em um bairro, pois não havia um nome definido para localidade. A partir disso, conseguiram realizar uma eleição para escolha do nome Mario Quintana.

Manuel também fala com orgulho das conquistas do bairro nos últimos anos, como, por exemplo, a criação de três escolas municipais, um posto de saúde, quatro linhas de ônibus, além de mais de duzentas ruas asfaltadas, todas essas conquistas com auxílio do Orçamento Participativo.

Apesar das conquistas, Manuel ressalta que ainda há falta de infraestrutura e de pequenos cuidados que foram deixados de lado pela prefeitura, que não atende como totalidade a necessidade dos moradores. Por fim, reconhece que o bairro dos sonhos para os moradores é um lugar com qualidade de vida e moradias adequadas.

No próximo semestre, o projeto de comunicação socioambiental tem como objetivo a produção de três novos episódios: o skate praticado na pista do Parque Municipal Chico Mendes, a cena do rap no Mario Quintana e o trabalho de assistência social realizado pelo Clube de Mães Bárbara Maix.

--

--