Projetos de Extensão da UniRitter promovem Curso de Costura Criativa para Migrantes no Campus Fapa

Tiele Pietra Alves
Comunicação Socioambiental
2 min readOct 25, 2023
Os migrantes tiveram oportunidade de colocar em prática seus aprendizados já na primeira aula. — Créditos: Ana Júlia Araújo

O objetivo é proporcionar aos 15 alunos uma fonte de renda a partir da venda dos produtos desenvolvidos em aula.

Por Tiele Pietra

O Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados e Imigrantes da UniRitter (Naari) em parceria com o Projeto Unida e os alunos de Design de Moda da universidade promovem um Curso de Costura Criativa para Migrantes. A primeira das cinco aulas aconteceu no dia 4 de outubro no Campus Fapa. A iniciativa visa capacitar os participantes para que possam utilizar a costura como uma fonte de renda.

Alexandra Teixeira, aluna extensionista do projeto Naari, disse que é sempre desafiador organizar ações como esta, mas também é gratificante. “Dentro do núcleo temos a sorte grande de ter alunos muito engajados, em nossos encontros voltados para organização de projetos, sempre temos muitas mentes brilhantes dispostas a ajudar e questionar o melhor método para levar resultados aos migrantes. No Curso de Costura Criativa, o Naari ficou nos bastidores, dando todo o suporte necessário e sendo a ponte entre os migrantes e a universidade”, complementou a universitária.

O curso tem duração de cinco aulas, todas as quartas-feiras das 19h30 às 21h30, no ateliê de moda da UniRitter, abordando técnicas básicas e introdução ao mundo da costura. Na primeira aula, os mentores mostraram como manusear a máquina reta e tipos de costura e os alunos tiveram a chance de colocar em prática o que aprenderam. Ao longo do curso eles produzirão peças como nécessaires, ecobags e almofadas.

Durante a primeira prática os alunos vindos de diversos países receberam suporte em português, espanhol e inglês. A última aula será destinada a empreendedorismo para ensiná-los a tornarem a prática da costura uma fonte de renda, estratégias de venda e como identificar as oportunidades de negócio dentro do setor. Divulgado pelo Instagram do Naari, as vagas foram limitadas a 15 participantes.

Naari

O Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados e Imigrantes é um projeto de extensão oriundo do curso de Relações Internacionais da UniRitter, atualmente é multidisciplinar e coordenado pelos professores Henrique Barros e Naiane Cossul, visando prestar auxílio a imigrantes e refugiados em Porto Alegre. Grande parte da população que o Naari presta apoio vem do Haiti e Venezuela, mas também conta com migrantes da Colômbia, Angola, Líbano, entre outros.

O projeto já realizou outras ações como Curso Básico de Artesanato para Mulheres Migrantes e Curso Básico de Cozinha para Migrantes Haitianos, ambos com o intuito de proporcionar uma fonte de renda para os migrantes. Os extensionistas também promovem palestras e conversas com a população migrante e fazem arrecadações solidárias.

--

--