Power Point Jedi! 10 Hacks para emplacar sua ideia em slides matadores

Gisele Medeiros
Comunica de Boa
Published in
6 min readJan 22, 2017

Se os seus olhos sangram como os meus ao ver uma apresentação muito ruim, mas não sabe muito bem como garantir que não vai cometer os mesmos erros, então este conteúdo é para você.

Eu sempre acreditei que um visual bacana e uma organização clara das ideias são componentes imbatíveis para o sucesso e melhoram em muito o nosso aprendizado.

Por isso mesmo sofri muito na faculdade e nos MBAs pelos slides sofríveis dos meus queridos mestres. Não é por mal eu sei, o conteúdo estava ali, mas a minha mente bloqueia as informações quando elas não respeitam as leis básicas da boa comunicação e o cérebro trava sem me deixar muita opção que não imaginar como eu refaria aquele material. E eu sei que não estou sozinha, você pode não ser tão neurótico como eu, mas talvez absorvesse muito melhor aquele conteúdo se estivesse visualmente melhor resolvido.

Na empresa a coisa fica ainda mais interessante. Quantas ideias fantásticas morreram no ninho simplesmente porque não foram vendidas como deveriam? E o mais assustador ainda: quantas ideias mais ou menos (inclusive as minhas) pareceram incríveis para a audiência tão somente porque estavam numa roupagem bacana? Que medo!

Pelo sim ou pelo não é importante saber usar esta ferramenta fantástica (e oficinal das empresas e universidades para vender projetos e ideias) chamada Power Point. A ideia aqui não é falar da construção do conteúdo (storytelling), vamos deixar este tema para um conteúdo específico. Hoje a ideia é tão somente dar algumas dicas básicas sobre como organizar o conteúdo e melhorar o visual da apresentação, transmitindo assim suas ideias com um melhor apelo.

E para te mostrar como podemos fazer isso na prática, dá uma olhada na aplicação das 10 dicas neste esquema abaixo.

Tentei buscar um slide bem “problemático” por assim dizer na internet (me desculpem aí os autores) e aplicar as dicas abaixo para você ver a diferença na prática.

Confira as dicas para fazer sucesso nas suas apresentações:

1. Fale uma coisa de cada vez

Quando você está conversando com uma pessoa você não consegue transmitir 3 ideias ao mesmo tempo, não é mesmo? Por que então acharia que isso é possível numa apresentação? Se os slides são uma ferramenta visual de apoio a sua fala, então coloque ali as ideias ou conceitos na ordem e que você vai apresentá-las. Ou seja, uma de cada vez.

2. Pra que essa economia?!

Tem gente que olha o número de slides e se espanta! Meu Deus, 40 slides!! Vai demorar 1 hora para apresentar (e vai mesmo). Mas a resposta pra isso não é simplesmente socar toda este excesso de informação no mesmo slide, porque se a ideia é que você passe por todos estes pontos então vai dar na mesma. Das duas, uma: ou você reduz o conteúdo ou aceita que levará este tempo, e neste caso, não economize nos slides, desenvolva um para cada ideia importante a transmitir.

3. Se está no slide será dito

Já ouviu aquela frase: “Vou deixar aqui este slide mas vou passar rapidinho ou nem vou falar isso”. Meu amigo, então pra que este conteúdo está aí? Se não é foco da sua fala, então tira. Se é para ficar, desenvolva a ideia 100%. Cada lâmina do seu conteúdo está aí por uma razão e com um propósito. Pergunte-se sempre ao olhar para cada slide: “O que eu quero que as pessoas entendam aqui” ou “Qual é o meu objetivo ao levar esta informação”.

4. Resuma, resuma e depois resuma mais um pouquinho

Que coisa fantástica é o poder de síntese. Faça este exercício: escreva uma frase no seu slide, depois veja se consegue deixar ela um pouco menor, e depois de novo. Você perceberá que o significado não se perdeu e até ficou melhor, porque você refletiu mais sobre o tema. Quem sabe você consegue chegar no limite de transformar uma frase numa única palavra de efeito que dará um super impacto na sua fala. O processo para chegar lá pode ter dado um trabalhão, mas só compartilhe o realmente necessário para sua audiência.

5. Use 70% do slide para a ideia central e 30% para os complementos

Pensando que aquele slide tem um propósito, pense em como destacar a ideia central. Pode ser uma imagem, um infográfico, uma tabela ou um gráfico — o que melhor expressar o conteúdo. Depois use apenas 30% do espaço que restou para destacar ou complementar alguma informação relevante.

6. Se é para escrever tanto melhor usar o Word

Se você está usando o Power Point é porque está fazendo uma apresentação, certo? Então a pegada aqui é expor mais graficamente os conceitos. Slides cheios de texto são um convite a distração da sua audiência. Mesmo materiais que não são apresentados pessoalmente e devem assim ser “autoexplicativos” merecem abordagens mais vendedoras.

7. Se você não é um expert em criação então use modelos prontos

O próprio Power Point tem uma biblioteca super bacana de modelos de slides, tabelas e gráficos, aproveite! E se você não é assim tão experiente na arte da comunicação, não invente muito. Estes modelos já foram criados para te ajudar a desenvolver os conteúdos de forma harmônica. Escolha um estilo e siga a apresentação toda com ele.

8. Escolha uma família de fontes e uma paleta de cores

Deixe sua maleta de ferramentas com menos opções, mas que conversem bem entre si. Escolha uma família de fontes mais clássica (por exemplo: Futura, Verdana, Helvetica) e mescle suas variações no texto (uma bold para títulos e uma light para textos de apoio já está ótimo). As fontes foram desenhadas para serem utilizadas daquela forma, então não negrite uma fonte light ou force um itálico onde não dá. Se precisar escolha a variação da fonte que atenda ao que você quer. A mesma coisa vale para as cores. Os modelos padrão do Power Point já acompanham uma paleta de cores para você seguir. Na dúvida, escolha no máximo 3 cores para trabalhar, cuidando com o contraste entre elas. Uma dica é usar o conta gotas e fazer sua paleta a partir das cores de uma das imagens escolhidas, que servirá de guia para sua apresentação.

9. Use Bancos de Imagens Free para dar vida a sua ideia

A Internet tem centenas de opções gratuitas. Eu gosto muito do Unsplash para fotos, o Freepik para ilustrações e o Iconfinder para ícones. Mas garanto a você que o Google, opção Images vai resolver boa parte dos seus problemas (verifique somente se a foto escolhida é de domínio público). O importante é você escolher um estilo e ficar nele até o final da apresentação. Ficar mudando o traço ou estilo fotográfico cria uma confusão na cabeça das pessoas. E se é para usar uma imagem explore ela ao máximo, quem está na chuva é para se molhar.

10. Menos é mais

Limpe o máximo possível a sua comunicação. Não use pequenas imagens como marcadores, não use muitos efeitos de transição (fuja daqueles super rebuscados), animações, imagens demais, cores demais. Lembre-se que quando tudo comunica ao mesmo tempo, provavelmente você não está comunicando nada.

Espero que te ajude e inspire a sua próxima apresentação a ser show!!!

Quer encontrar outros conteúdos bacanas a respeito de comunicação e produtividade? Acesse: https://medium.com/comunica-de-boa

--

--

Gisele Medeiros
Comunica de Boa

Adoro falar de comunicação, produtividade, projeto de vida e em como inspirar ao máximo nosso potencial através de experiências, ideias e lugares bacanas.