Análise do comercial “pair of books” da gc aesthetics e a representação de corpos dissidentes

Oficina
comunicacaoinclusiva
8 min readJun 27, 2021

--

Camila Guimarães Bispo / Orientadora: Profª. Drª. Mirtes de Moraes Correa

RESUMO

A imposição de um padrão de beleza sob o corpo feminino está presente na humanidade há séculos, e já teve diferentes características como ideais ao longo de diversos períodos. Os veículos midiáticos exercem grande papel na afirmação e reafirmação do padrão estético a ser seguido, muitas das vezes apelando a esteriótipos e sexualização da mulher.

Desta forma, este presente paper tem por objetivo abordar e analisar a quebra do padrão de beleza atual feita pelo comercial “Pair of Books” da GC Aesthetics com apoio teórico dos conceitos de “Poder Simbólico” e “Violência Simbólica” do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1986), e ainda observar a importância deste filme publicitário anunciado por uma fabricante de implantes de silicone.

Palavras-chave: padrão de beleza; corpo feminino; gc aesthetics; violência simbólica; publicidade

INTRODUÇÃO: O anúncio, a marca e o mercado

Figura 1: Print do comercial Pair Of Books, 40”- Fonte: https://youtu.be/aFDm0B7KMOY

A peça a ser analisada intitula-se “Pair Of Books” (“Par de livros”, em tradução livre), e foi o primeiro projeto produzido pela agência criativa Be X, da produtora espanhola Be Sweet, para a marca irlandesa GC Aesthetics.

Global Consolidated Aesthetics, mais conhecida como GC Aesthetics, é uma fabricante de implantes mamário. Fundada em 2007, a GC é hoje uma empresa internacional, presente em 78 países nas várias partes do mundo, e é líder e referência no mercado em que atua.

A GC concentra-se na segurança, qualidade e confiabilidade, e tem o objetivo de apoiar milhões de pessoas a tomar decisões conscientes quanto a jornada de transformação do corpo com cirurgias de implantes, encorajando-as a serem mais saudáveis, confiantes e felizes, aparentando-se e sentindo-se bem consigo mesmas.

A história dos implantes de silicone teve início nos Estados Unidos da América e no Japão em 1940, e hoje é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. E apesar de muitas vezes ser feito de forma terapêutica para reconstrução da mama, essa cirurgia é muito associada e procurada com o viés estético: o aumento dos seios.

No período de 2016 a 2018, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos (SBCP) constatou que houve um aumento de 25% no número de cirurgias estéticas realizadas no Brasil. E tem mais! Já em 2019, o país se tornou aquele que mais realiza cirurgias plásticas e procedimentos estéticos no mundo.

Essa grande procura se dá pela busca de se encaixar nos padrões de beleza.

O PADRÃO DE BELEZA E A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

“Padrão de beleza” é o termo utilizado para se referir a padrões estéticos impostos por uma sociedade e/ou cultura. Sempre presente na história do ser humano, o padrão de beleza aponta o que é percebido como aparência ideal e perfeita.

Apesar de mudar de tempos em tempos, há, de forma majoritária, uma grande expectativa referente ao corpo da mulher. No renascimento italiano (de 1400 a 1700), por exemplo, esperavam-se mulheres brancas e loiras, de corpo arredondado, quadris largos e seios grandes, já na década de 1920, as mulheres que tivessem o cabelo curto, seios pequenos e não tivessem curvas, eram sinônimo de beleza.

Agora, o que tem se esperado do público feminino nos últimos anos é um corpo saudável, magro, com seios e bumbum grandes, enquanto a barriga deve ser chapada.

Com base nos conceitos de poder simbólico e violência simbólica explicada por Pierre Bourdieu, é possível afirmar que o padrão de beleza tem um poder simbólico e exerce a violência simbólica sobre a população, especialmente as mulheres.

O poder simbólico encontra-se nas entrelinhas da sociedade, quase sempre passando despercebido porque é algo intrínseco em nossas relações e cultura, visto que crescemos com ele à nossa volta. Por conta disso, esse poder, que dificilmente é verbalizado, é naturalizado e acaba colaborando, muitas vezes, com as diversas desigualdades sociais.

Desta forma, quando é dito — dentro e fora da mídia — que o padrão de beleza atual é o corpo feminino de barriga chapada, seios e bumbum fartos, é dizer que este tipo de corpo exerce poder sobre os outros, é afirmar que ele, de alguma forma, tem prioridade. Então, como os corpos com estas características são mais valorizados, aqueles que não atendem esses aspectos são inferiorizados.

E é do próprio poder simbólico que surge a violência simbólica. Esta, é um ato sutil que se constrói nas reafirmações de crenças do processo de socialização, que também passa despercebido por muitas vezes, e exerce uma dominação consentida dado que está imposto na sociedade, gerando uma coerção moral, psicológica, afetiva ou emocional e afins nas pessoas para que elas se encaixem nessas crenças e padrões.

Sendo assim, as mulheres que se encontram fora do padrão atual de beleza, sofrem com a violência simbólica, muitas vezes de forma consentida, já que ocorre, através da internalização cultural, a reafirmação do padrão — também dentro e fora da mídia — ao encarar ele como o ideal e perfeito. Até mesmo pode acontecer das mesmas reproduzirem esse tipo de coerção, de forma inconsciente.

ANÁLISE

Figura 2: Print do comercial Pair Of Books, 07” — Fonte: https://youtu.be/aFDm0B7KMOY

O filme escolhido, como dito anteriormente, intitula-se “Pair Of Books” (“Par de livros”, em tradução livre — assista-o em https://youtu.be/aFDm0B7KMOY), e foi produzido pela agência espanhola Be Sweet para a marca irlandesa GC Aesthetics, que é uma das empresas referência no mercado de implantes de silicone.

O comercial não foi produzido na língua inglesa à toa, o propósito foi brincar com a sonoridade muito parecida das palavras “books” e “boobs” em inglês, que significam “livros” e “peitos”, respectivamente. Em volta disso, foi criado o filme que mostra — e celebra — a grande variedade de tipos e formatos de seios de maneira criativa.

Figura 3: Print do comercial Pair Of Books, 27” Fonte: https://youtu.be/aFDm0B7KMOY
Figura 4: Print do comercial Pair Of Books, 30” Fonte: https://youtu.be/aFDm0B7KMOY

Confira o texto do comercial transcrito de forma livre para auxiliar no entendimento e explanação da análise:

Look at this pair of books, they’re amazing!

But there are many other kinds of books out there.

There are smaller books, bigger books and older books.

Some books have hair, other books have freckles.

Some books are round, and other books are uneven.

Books come in all shapes and sizes, just like ‘boobs’.

Love them, feel them and enhance them.

It’s your body, it’s your choice.

GC Aesthetics, a comfort choice for life.

A mensagem do comercial, mesmo com a analogia, é clara: todos os tipos de seios são maravilhosos, e você escolhe o que fazer com o seu. A proposta, além de simples, também é muito importante, e esta última se dá por diferentes fatores.

Podemos apontar a representação de diferentes corpos femininos na mídia como um desses fatores. Diariamente somos bombardeados pelos meios de comunicação com fotos e vídeos de mulheres de corpos esbeltos, percebidos como ideal, então, quando assistimos ao filme Pair Of Books sendo interpretado por mulheres de corpo magro, idoso, gordo e negro, vemos uma quebra deste padrão.

A falta de reconhecimento e representação desses corpos ocasiona na violência simbólica sobre eles. Podemos ligar a busca pelo reconhecimento e pela representação deles com a procura por cirurgias plásticas, em especial as de aumento de seios. A alta pressão vindo de todos os lados por conta deste poder simbólico que o padrão de beleza tem, já estando inserida no inconsciente da mulher, explica a alta procura por procedimentos estéticos.

Outro fator importante destacar quanto a este comercial, é o fato do anunciante se tratar da líder do mercado de implantes de silicone. Mesmo atuando neste meio, sendo grande referência ao nível mundial, a GC Aesthetics mostra que preza pelo bem-estar das mulheres, e ainda as encorajam a serem confiantes e felizes do jeito que são.

Então, como uma empresa que faz parte deste ciclo de busca pelo padrão, demonstrar essa preocupação em retratar a diversidade de corpos na mídia dá um tom diferente à peça. E a forma de representação e reconhecimento foi simples e inteligente. Com o auxílio da analogia de seios com livros em inglês, não ocorreu a ridiculização e nem mesmo a inferiorização de nenhum corpo. Todos foram tratados com igualdade, sem apelar para a sexualização ou estereótipos.

“A peça é baseada na imensa diversidade de seios de mulheres e para celebrar que todos eles são perfeitamente normais e únicos. Conseguimos mostrar isso de uma maneira bem humorada e ao final, evitando a censura, ao não mostrar nenhum seio”, comenta Juan San Román, fundador e sócio da Be Sweet. (2021 apud CLUBE DE CRIAÇÃO, 2021).

É necessário que empresas e marcas como a GC Aesthetics usem a sua influência e mídia para demonstrar preocupação e colaborar com a quebra desse, e outros, poder simbólico para que, cada vez menos, ocorra a violência simbólica, sem recorrer a estereótipos.

REFERÊNCIAS

ABSTRACTA. Padrão de beleza. Disponível em: https://abstracta.pro.br/padrao-de-beleza/. Acesso em: 12 mai. 2021.

ADS OF BRANDS. GC Aesthetics: An Amazing Pair of Books. Disponível em: https://adsofbrands.net/en/ads/gc-aesthetics-an-amazing-pair-of-books/12921. Acesso em: 6 mai. 2021.

BBC. Implantes de silicone: saiba como tudo começou, há 50 anos. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/04/120329_silicone_50_anos_jp. Acesso em: 7 mai. 2021.

BE SWEET. Be Sweet. Disponível em: https://www.besweetfilms.com/es/familia. Acesso em: 6 mai. 2021.

BE SWEET. Pair Of Books. Disponível em: https://www.besweetfilms.com/es/produccion/pair-of-books. Acesso em: 6 mai. 2021.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. p. 255–279.

CIRURGIA. GC Aesthetics™. Disponível em: https://www.cirurgia.net/suppliers/gc-aesthetics. Acesso em: 6 mai. 2021.

CLAUDIA. Vídeo: como a beleza feminina mudou ao longo da história. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/beleza/video-como-o-padrao-feminino-de-beleza-mudou-ao-longo-da-historia/#:~:text=Um%20corpo%20arredondado%2C%20com%20quadris,cabelo%20loiro%20e%20testa%20grande.&text=A%20sociedade%20obrigava%20as%20mulheres,longo%20como%20s%C3%ADmbolo%20de%20feminilidade. Acesso em: 12 mai. 2021.

CLINICA FABIO CARRAMASCHI. A história das próteses de silicone. Disponível em: https://clinicafabiocarramaschi.com.br/a-historia-das-proteses-de-silicone/. Acesso em: 13 mai. 2021.

CLUBE DE CRIAÇÃO. An amazing pair of books — GC Aesthetics / Be Sweet. Disponível em: https://www.clubedecriacao.com.br/acervo/an-amazing-pair-of-books-gc-aesthetics-be-sweet/. Acesso em: 26 abr. 2021.

COLA DA WEB. A dominação do outro sobre o outro. Disponível em: https://www.coladaweb.com/sociologia/a-dominacao-do-outro-sobre-o-outro . Acesso em: 13 mai. 2021.

CONTROL PUBLICIDAD. “An amazing pair of books”, de be sweet para GC Aesthetics. Disponível em: https://controlpublicidad.com/campanas-publicitarias/an-amazing-pair-of-books-de-be-sweet-para-gc-aesthetics/. Acesso em: 6 mai. 2021.

GC AESTHETICS. GC Aesthetics. Disponível em: https://www.gcaesthetics.com/pt/. Acesso em: 28 abr. 2021.

GC AESTHETICS. Sobre Nós. Disponível em: https://www.gcaesthetics.com/pt/sobre-nos/. Acesso em: 28 abr. 2021.

HYPENESS. Padrões de beleza: as consequências graves da busca por um corpo idealizado. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2021/03/padroes-de-beleza-as-consequencias-graves-da-busca-por-um-corpo-idealizado/. Acesso em: 11 mai. 2021.

MINHA VIDA. Prótese de silicone: tamanhos, tipos e antes e depois. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/31607-protese-de-silicone. Acesso em: 13 mai. 2021.

PANTYS. Padrão de beleza: mutante, mas sempre ao nosso redor. Disponível em: https://www.pantys.com.br/blogs/pantys/padrao-de-beleza-mutante-mas-sempre-ao-nosso-redor. Acesso em: 13 mai. 2021.

PITCHBOOK. GC Aesthetics. Disponível em: https://pitchbook.com/profiles/company/51104-44#overview. Acesso em: 6 mai. 2021.

SIGNIFICADOS. Padrão de Beleza. Disponível em: https://www.significados.com.br/padrao-de-beleza/. Acesso em: 12 mai. 2021.

UNINASSAU. Entenda o que é violência simbólica. Disponível em: https://www.uninassau.edu.br/noticias/entenda-o-que-e-violencia-simbolica. Acesso em: 11 mai. 2021.

YOUTUBE. AN AMAZING PAIR OF… BOOKS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aFDm0B7KMOY. Acesso em: 26 abr. 2021.

YOUTUBE. PIERRE BOURDIEU | PODER SIMBÓLICO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA | Redação Nota Mil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bIuJ64JioiY. Acesso em: 13 mai. 2021.

--

--

Oficina
comunicacaoinclusiva
0 Followers

Esse projeto integrador tem como proposta repensar os estereótipos que aprisionam a diversidade da sociedade