Foto: Verônica Manev / Imprensa MG

“Viver é construir esperança” — Pepe Mujica defende a democracia com discurso memorável em Minas Gerais

Orador oficial da 65ª Medalha da Inconfidência, o ex-presidente do Uruguai e senador José Pepe Mujica ressaltou, em seu discurso, que transformação da sociedade só se vem se as pessoas compreenderem que a luta e a caminhada são permanentes. Mujica foi homenageado pelo governador Fernando Pimentel (PT) com o Grande Colar, maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais.

[Dos aprendizados da vida] “Vocês têm que saber que não há um prêmio no final do caminho. O prêmio é o próprio caminho, é a própria caminhada. Nossa luta é muito velha e são falsos os termos “esquerda” e “direita”. (…) Na realidade, são lados permanentes da condição humana, como os lados de uma moeda, que fluem e refluem permanentemente na história”.

Em discurso emocionante na cidade de Ouro Preto (MG) o ex-presidente uruguaio conclamou às pessoas que não deixem de lutar por uma sociedade mais solidária.

“Pior do que as derrotas é o desencanto. Viver é construir esperança, esperança em um mundo melhor. O que seria da vida sem utopias e sonhos?”
Marcelo Sant´Anna/Imprensa MG
Reconhecimento: lutar pela liberdade, democracia e pelos valores republicanos.

“A função da política é lutar por um mundo melhor e também buscar permanentemente as inevitáveis diferenças. É negociar as inevitáveis diferenças que se apresentam na sociedade. (…) o pior resultado que se pode ter para as novas gerações, (…) é que muita gente jovem termine concluindo que a política não serve para nada e são todos iguais”, completou.

Fotos: Carlos Alberto / Imprensa MG
Fotos: Gil Leonardi / Marcelo Sant´Anna — Imprensa MG

Discurso na íntegra: http://bit.ly/1SWeLMh