Como elaboramos nossas pautas?

Antes de gravar, precisamos de um assunto

Letícia Rosa
Comunicast
4 min readSep 1, 2020

--

Dando continuidade aos posts sobre os processos criativos por trás dos nossos podcasts (acesse o primeiro post aqui), falaremos um pouco sobre um dos primeiros passos de uma produção: a Pauta

Ela, ou no nosso caso, elas, são as guias de um episódio. Um conjunto de pautas determina os recortes do assunto macro em que estão inseridas. Como fizemos por exemplo, na primeira temporada do Vida Em Quarentena, mostrando pontos de vista de pessoas diferentes, em diversas situações, passando pelo mesmo cenário: A Pandemia do novo coronavírus. Esse era nosso tema geral. Os recortes se tornaram os ganchos dos episódios.

Para encontrar quais serão nossas pautas, primeiramente discutimos em grupo (atualmente nas reuniões online) sobre todos os pontos possíveis que são interessantes abordar sobre o assunto. Sem preconceito ou julgamento sobre as ideias, dizemos o que vem à mente. Após essa primeira exposição de todos os membros do grupo, fazemos então um filtro, através de votações, dos assuntos mais interessantes, dando uma importância maior àqueles temas que ainda não foram tão explorados pela mídia. Cada integrante escolhe 1 ou 2 temas, e os mais votados são os escolhidos. Geralmente escolhemos 6 pautas, que muito provavelmente resultarão em 6 episódios finais.

Após pensar no recorte que queremos fazer sobre determinado tema, pensamos então nas fontes que poderemos contatar ou que poderão nos fornecer informações relevantes sobre o tal assunto e aí sim começamos a explorar mais fundo a necessidade da Pauta.

Quando pensamos em fontes, diferentemente dos meios convencionais de jornalismo, tentamos fugir das autoridades ou as chamadas “fontes oficiais”, se tratando de renome e status. Pensamos em pessoas que conhecemos, pessoas que talvez nunca tenham dado uma entrevista, mas que têm intimidade com o assunto e que podem nos ajudar.

Nosso debate sobre as fontes é longo. Primeiro nossa reflexão tem sido grande sobre quem tem voz nos meios de comunicação? As vozes negras têm sido consideradas? Essas vozes estão na perspectiva de vítimas, especialistas, autoridades? Quando você pensa em uma fonte científica, o que vem a sua mente?

Seguindo essa linha de raciocínio diferente dos meios convencionais, primeiramente fazemos as entrevistas, e depois construiremos o roteiro com base nas histórias que ouvimos, ao contrário do que é feito na maioria das mídias tradicionais, onde a entrevista deve seguir o roteiro. Mas isso fica pra uma próxima leitura que logo logo você pode conferir por aqui.

Resumindo, como pensamos em uma pauta em um grupo que não faz essencialmente jornalismo. É bom lembrar que aqui temos estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual e Radialismo. Para chegar a esse conjunto chegamos à seguinte formatação. É o que chamamos de Pauta Descoberta. Não é algo fechado em si, mas que pode ser aprimorado ao longo da investigação e até das entrevistas pelos seguintes passos:

Tema da Pauta

Pitch de elevador (ou recorte)

Explique sua pauta em duas frases

Por que minha pauta é boa?
Faça um pequeno mapa do episódio com o que ele irá conter respondendo às seguintes perguntas:

- Qual o contexto? Explique em um parágrafo o que sua pauta significa.
— Que dados/pesquisas/informações justificam a minha pauta?
Muito importante justificar bem
— Alguém já fez algo parecido? Como ficou?

FONTES (ou histórias?)

A partir da pesquisa, quem são as pessoas que vou contar a história? Lembrando que muitas vezes são as fontes que provocam pesquisas. Ou seja, para produzir o Pitch Completo você vai precisar de uma pré-entrevista para buscar informações sobre o(a) entrevistado(a).

  • Liste as fontes pela sua importância na história:
  • Ex: Fonte principal (descreva um pequeno perfil e explique o porquê essa fonte é a principal… qual história ela deverá contar (em um parágrafo no máximo)
  • Fonte especialista (Pesquisador ou pesquisadora, cientista, pessoa formada ou especialista em algo com currículo que vou pesquisar no lattes e vai falar sobre algo…) Explicar o porquê essa fonte é boa…
  • Outras fontes secundárias.

QUAL O GANCHO DA MINHA HISTÓRIA?

Depois de toda a pesquisa, de levantar os dados e fazer um pequeno perfil com as fontes e até — se possível — uma pequena entrevista, qual é a questão que quero responder com o episódio? Qual será o gancho da minha história? O que vou colocar para impressionar meu e minha ouvinte nos primeiros minutos do podcast?

Até concluir um episódio, seguimos muitos outros passos, mas quem vai te contar o próximo será um outro colega do Comunicast. Para saber mais, fique ligadinho no nosso Medium e nas nossas redes sociais. Assim que sair a próxima matéria, insiro o link aqui.

--

--