Comunicast é premiado no Expocom Centro-Oeste

Comunicast
Comunicast
Published in
4 min readOct 6, 2020

Prêmio Expocom é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Comunicast venceu como melhor Projeto de Extensão em Comunicação do Centro-Oeste

O Projeto de Extensão em Rádio e Podcast (Comunicast) venceu o Prêmio Expocom no Centro-Oeste na Categoria Projetos de Extensão da modalidade Produção Trandisciplinar. Esse é o principal prêmio estudantil em produções organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A próxima etapa é a premiação nacional que acontecem dezembro também em evento virtual e reúne as outras regiões do país.

O Expocom Centro-Oeste aconteceu na última sexta-feira (2) e premiou outras 12 ações dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá e Barra do Garças. A cerimônia completa pode ser vista aqui:

E, como sempre trabalhamos no Comunicast de forma aberta e dialógica, resolvemos publicar aqui o texto completo enviado para a premiação no Expocom de 2020.

Você conhece as nossas produções? Então confere aí!

O Comunicast é o projeto de extensão em Rádio e Podcast da Universidade Federal de Mato Grosso que abrange os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Radialismo/Cinema e Audiovisual. A ideia do projeto surgiu em uma oficina de podcast e roteiro em áudio da Toca, o Programa Experimental em Comunicação da UFMT, em meio à necessidade dos estudantes de produzir mais materiais em áudio.

Essa foi a primeira chamada para Oficina pela Toca. De lá surgiu a ideia do Comunicast.

O principal objetivo do Comunicast é a produção de podcasts e materiais em áudio de forma periódica; estudos e reflexões acerca de conceitos como o rádio expandido, hipermidiático e o jornalismo narrativo; debates sobre a seleção de fontes e a diversidade de vozes alternativas e populares; e ainda dar visibilidade a histórias cotidianas da comunidade externa à Universidade.

O projeto visa ser um espaço privilegiado de experimentação e trocas entre os seus integrantes nos debates sobre novos formatos em áudio como a produção em storytelling, o áudio narrativo, a sonificação e os gráficos sonoros, a agência sonora com o envio de materiais em áudio para emissoras comunitárias, a experimentação de produção e gravação de paisagens sonoras e outras ações.

O Comunicast já produziu três podcasts ao longo de sua existência: o De Lá Prá Cá, que visa abarcar temas de cunho social e evidenciar outros projetos de extensão da UFMT e suas ações; o Ditando Regras, que traz a visão de mulheres sobre os mais diversos esportes e seu lugar dentro e fora dele; e o Vida em Quarentena, que traz as histórias e vivências das pessoas durante a quarentena e isolamento social no contexto da pandemia do novo Coronavírus.

Através de reuniões semanais, no Laboratório de Rádio da Faculdade de Comunicação e Artes, os estudantes debateram os temas que seriam abordados nos podcasts e realizaram a divisão de tarefas, sempre na forma de rodízio, para que todos tivessem a oportunidade de realizar diferentes funções, e, dessa forma, aprender todos os processos de elaboração de um podcast.

Ao longo do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de ter oficinas de formação com diversos produtores de podcast. As oficinas ministradas abordaram os temas: Podcasts Narrativos, ministrada pelo produtor do podcast Rádio Escafandro, Tomás Chiaverini; Mito e Storytelling, com o professor Hertz Wendell da Universidade Federal do Paraná; Edição e Sonoplastia, ministrada pelo sonoplasta Cláudio Antônio, editor do podcast Vozes, da CBN; e Ciência e Storytelling em podcast, com Beatriz Guimarães e Sarah Azoubel do podcast 37 Graus.

Além disso, oficinas de edição também possibilitaram a formação de novos editores inclusive com a participação de integrantes de rádios comunitárias de Cuiabá. Durante o período de isolamento social, essas reuniões foram adaptadas para o contexto virtual e realizadas semanalmente, de acordo com um cronograma feito em conjunto com os participantes do projeto. O Vida em Quarentena, além dos podcasts difundidos nos agregadores, também realiza o envio de boletins em áudio para emissoras de rádio de Mato Grosso, denominado Minuto Quarentena em parceria com a Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol).

Enfim, espero que tenham gostado. Nesta semana, a gente fala mais sobre as produções, como fazemos, as ações em andamento e a descrição das nossas produções. Tudo isso é possível graças ao empenho e interesse de muitas pessoas, estudantes e as histórias que contamos no nosso cotidiano.

Ouça aí os podcasts que logo logo tem mais!

O texto do Expocom teve a produção das estudantes Mylena Leite e Isadora Dias.

--

--

Comunicast
Comunicast

Projeto de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso dedicado a produzir conteúdos em áudio