Em meio ao caos, a produção universitária persiste

Comunicast
Comunicast
Published in
2 min readFeb 1, 2021

Fui convidado pelo Comunicast para escrever sobre a pesquisa que desenvolvo no Projeto de Pesquisa Desastre e Risco, com orientação da Profa. Dra. Andréa Fernandez e do Prof. Me. Ayrton Amaral, investigando a produção de podcasts universitários durante a pandemia de COVID-19.

Leia também o artigo "Cartografia da produção de podcasts universitários no contexto da pandemia" publicado na Revista Radiofonias.

Por pertencer a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e por conviver com os estudantes que produzem o Vida em Quarentena, o podcast tem um lugar especial na minha pesquisa e no meu coração. É de se admirar a qualidade dos programas que são produzidos mesmo com as dificuldades impostas pelo distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Vida em Quarentena tem uma preocupação social e uma abordagem humanizada que tem servido de inspiração para outros podcasts universitários, além de buscar contar histórias de seus personagens com muito detalhismo, marca dos podcasts narrativos. Confesso, que dos episódios o meu favorito é o “Quarentena com Fé”, mexeu demais comigo ouvir como as pessoas têm lidado com essa situação de pandemia em diferentes religiões.

Mesmo sem dados conclusivos, existe um aumento na oferta de podcasts que tratam do contexto pandêmico pelo qual estamos passando, segundo relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil, mesmo tendo sido um dos países mais afetados pela pandemia de COVID-19, lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020. Além disso, Kischinhevsky, Lopez e Benzecry (2020) destacam essa crescente da produção nas universidades, citando como exemplos o Vida em Quarentena (UFMT), além do PapoCom (UFC), Auto da Compadecida em tempos de pandemia (UFPE), Papo de Quarentena (UFC), Fala Cientista (UFPR) e Quarentena (Unicamp).

Termino esse breve relato, destacando o incrível papel que o Comunicast tem desenvolvido, um projeto de extensão que não tem medido esforços na produção de material científico e na busca em socializar e democratizar o conhecimento para com aqueles que estão para além dos muros das universidades. Vida longa ao Comunicast.

Jenisson Bartniski, estudante do 8° semestre de Comunicação Social com habilitação em Radialismo, voluntário de Iniciação Científica e bolsista de Apoio à Inclusão Científica pela PROPeq/PRAE/UFMT.

Referências

KISCHINHEVSKY, Marcelo; LOPEZ, Debora Cristina; BENZECRY, Lena. Podcasting tensiona categorizações e ganha, enfim, destaque como objeto de estudos. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 06–12, jan./abr. 2020.

VOXNEST. The State of the Podcast Universe, 2020. Disponível em: <https://blog.voxnest.com/2020-mid-year-podcast-industry-report/>. Acesso em: 05/12/2020.

--

--

Comunicast
Comunicast

Projeto de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso dedicado a produzir conteúdos em áudio