Vida em Quarentena e as histórias do período de isolamento

Primeira temporada do Vida em Quarentena e os Minutos Quarentena enviados a emissoras de rádio agora estão disponíveis aqui no Medium!

Andrelina Braz
Comunicast
2 min readSep 1, 2020

--

O Comunicast, Projeto de Extensão em Rádio e Podcast, que integra estudantes das áreas de comunicação social da Universidade Federal de Mato Grosso, busca através da integração dos alunos, a produção de materiais sonoros de forma periódica, por meio de discussões e execução através da experimentação. Atualmente, as produções sonoras do projeto, Vida em Quarentena e Minuto quarentena, têm como objetivo trabalhar temas que envolvem o período de pandemia e isolamento social em diferentes perspectivas, ambas produções foram realizadas em casa pelos discentes que participam do projeto.

A ideia para a preparação dos materiais sonoros, ocorreu após a realização de discussões on-line, sobre uma nova produção para o projeto, o que possibilitou a prática de técnicas adquiridas após oficinas e debates que abrangiam conceitos, como o de pluralidade, seleção e humanização das fontes, formatos e estruturas de podcasts e narrativas em formato storytelling.

Além das produções para a distribuição em plataformas online de podcast, as composições do projeto também possuem distribuições para as emissoras de rádios comunitários do estado — a distribuição ocorre por meio de um grupo no whatsapp construído após a formação de parcerias entre o projeto e as emissoras-, o compartilhamento de áudios acontece via Minuto Quarentena, que consiste em pequenas pílulas de áudio com a duração média de três minutos e meio enviadas a 40 emissoras de Mato Grosso. O material utilizado para a produção do Vida em Quarentena é compartilhado para a produção dos minutos, sendo compostos por entrevistas e dados.

Atualmente, a segunda temporada do podcast está em andamento, e desta vez conta com o diferencial de que a equipe de produção é composta, também, por alunos de outras universidades brasileiras, como a UFPE, UERJ e UFMT- Araguaia. A Realização do projeto proporcionou, mesmo em período de isolamento, a possibilidade de aprendizado, no que se refere em materiais sonoros, através da especificidades e limitações a qual os estudantes estão inseridos possibilitando o contato com perspectivas de diferentes realidades por meio de relatos registrados para a produção dos materiais.

Esse texto foi enviado como resumo simples para a XI Mostra de Extensão Universitária da UFMT que ocorrerá no período de 04 a 06 de novembro de 2020, com programação virtual juntamente com o XI Seminário Regional de Extensão da Região Centro-Oeste — SEREX 2020.

--

--