Com estudantes da arquitetura, UNIDA faz visita em escola infantil do bairro Mario Quintana

Trabalho de campo foi para o desenvolvimento de um projeto de melhoria da estrutura da escola comunitária Espaço do Saber, que é organizada pela ONG SUVE

Ryan S. Rodrigues
Comunicação Socioambiental
3 min readMar 23, 2023

--

Ryan Rodrigues e Augusto Edinger

Estudantes do projeto UNIDA na entrada da escola infantil Espaço do Saber. Foto: Ryan Rodrigues.

Nesta quarta-feira (22) pela manhã os estudantes do projeto de extensão UNIDA 2023 da UniRitter visitaram a escola infantil Espaço do Saber no bairro Mário Quintana de Porto Alegre. A escola comunitária é organizada pela ONG SUVE, que além de cuidar do espaço da escola, da praça em frente e de um galpão onde é feito atividades com a crianças, também atua organizando eventos na comunidade.

O UNIDA foi até o local com estudantes da Arquitetura e Urbanismo para elaborar um projeto de melhoria da estrutura do local. Foram feitas medidas das portas e estruturas do local e fotografias para que depois os estudantes possam desenvolver um projeto de maximização do espaço de acordo com as necessidades já pré-estabelecidas dos representantes da ONG.

Estudantes da arquitetura fazendo as medidas do local para o projeto. Foto: Ryan Rodrigues.

A escola infantil é comunitária, mas não há cobranças de mensalidade para as crianças. Fica aberta das 7h às 19h durante os dias da semana, e atualmente tem cerca de 27 funcionários cuidando do espaço, entre professores, limpeza, cozinha etc. A ONG tem um convênio com a Prefeitura de Porto Alegre, onde recebem uma verba que é utilizado para manutenção do local e pagamento do salário dos funcionários.

Com salas de aula, espaços para brincar, brinquedos, livros, cozinha e uma praça, a escola acolhe boa parte das crianças da comunidade. Ela foi criada em 2011, mas vem recebendo melhor estrutura nos últimos anos a partir de patrocínios. Um deles é o Instituto Cyrela, entidade voltada a projetos que envolvam educação coordenado pela empresa de imobiliária. O instituto financia parte dos recursos da escola e ajudou na reforma praça, que antes era um lixão.

Praça em frente à escola. Foto: Ryan Rodrigues.

Além do trabalho de campo na visita a escola, outros alunos do UNIDA havia permanecido no Campus para outro atividades. Enquanto a parte externa trabalhava no desenvolvimento do projeto de arquitetura, o restante trouxe uma organização de como funcionará as redes sociais do projeto nas próximas semanas.

A partir da próxima semana a equipe vai começar a elaborar o projeto. É possivél acompanhar a partir das redes sociais e ficar por dentro da eloboração do UNIDA. Instagram no @projeto_unida.

--

--