1979

Sonia Marques
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readDec 18, 2023

Dezjuliaex2 — Comunidade da Escrita Afetuosa

fonte: acervo pessoal

Meu irmão adora fotos. Digitalizou as antigas e fica vasculhando. Alimentando as lembranças. Dia desses, enviou-me uma de 1979. Nossa, parece que foi ontem aqueles momentos.

Férias. Costumávamos passar 15 dias ao ano na casa de praia dos meus avós maternos. Olhando agora a foto, dou-me conta que a “casinha”, como carinhosamente chamamos, era de fato pequena. Quando criança e jovem, tinha a sensação de que era grande, confortável e linda. Era um lugar que acolhia toda a família. O afeto, creio, que a tornava assim. Pois na realidade era bem simples, de madeira, sem garagem, com mato no terreno. Tinha uma sala comprida com duas camas beliches. Dois quartos. Um era do avô e da avó. Outro, da irmã de minha mãe com o tio. Num dos beliches, dormiam minha prima e primo. Depois da entrada do ano, já no primeiro dia pela manhã, mudavam para lá, ficando até março, quando as aulas começavam. Que sonho. Nós, naqueles quinzediaszinhos, usávamos o outro beliche. Meus pais dormiam numa cama montada no chão da sala. Era uma farra.

Na frente da casinha tinha uma varanda. Melhor parte da casa. Lá meu avô ficava horas sentado, olhando o movimento e contando seus causos. À noite, as piadas tomavam conta. O riso era garantido. Inesquecível. Gostávamos do mar, de caminhar nas dunas, comer picolé, ir com o tio encher o balde de pampinhas (peixe pequenino da região), comê-las fritinhas na varanda, ir à noite para Tramandaí passear, olhar as lojas, comer churros… Ah, mas o café da manhã tinha um sabor especial. Depois que mamãe fazia sua caminhada às 6 horas, ela fritava ovos para comermos com pão. Tinha esse hábito de férias. Somente lá. O cheiro de café coado, misturado ao cheiro da fritura e do pão quentinho, que meu tio buscava no mercadinho logo cedo, é sinônimo daqueles dias. Chego a senti-los agora. Arrepiei.

Lá em 1979, na foto, estamos em frente à casinha, eu, minha tia, minha mãe, minha prima, meu avô e avó. Um ao lado do outro. Me dei conta que das seis pessoas, só eu e minha prima estamos aqui. Primeiro meu avô, depois minha mãe, a avó e agora, recentemente, minha tia, faleceram. Meu irmão que gosta de refazer fotos antigas. No mesmo lugar, na mesma posição e com as mesmas pessoas, não poderá reproduzi-la. A casinha, mesmo que reformada, está lá, entretanto, esvaziada. Que saudades daqueles dias. Que saudades deles.

--

--

Sonia Marques
Comunidade da Escrita Afetuosa

Aprendiz de escritora - @sousoniamarques Compartilhando experiências - formada em Adm Florianópolis/SC