Rita Claudia Jacintho
Comunidade da Escrita Afetuosa
3 min readApr 19, 2024

--

a casa do encontro sem fim

sábado a tarde

estacionei o carro na porta da casa da Carmo e reuni todas as sacolas que trouxe antes de descer

peguei minha mochila e equilibrando tudo isso fui me aproximando do portão

sai de São Paulo as duas horas da tarde e encontrei uma estrada tranquila

na hora que entrei em Mogi das Cruzes, já a avisei que estava chegando

trouxe aquela torta de limão, que tanto gosta, meia dúzia de chipas e muita saudade desses encontros

toco a campanha e ouço seus passos a caminho do portão

que delícia, já começou…

nosso encontro é sempre uma alegria

aquele abraço apertado e você me ajuda com as sacolas

vamos entrando pela casa e o cheiro do café coado já está esparramado por todo lado

a mesa impecavelmente arrumada

a toalha foi bordada por Irene, sua irmã

o pão de mandioquinha, já na cestinha, preparado pela vizinha da casa de cima

queijo branco, manteiga e um mel que veio de algum lugar especial

sempre assim: Carmo é a rainha das descobertas naturebas

enquanto você acomoda as gostosuras na mesa, vou lavar as mãos e deixar minha mochila no quarto de hospedes

ficarei só uma noite, mas esses encontros trazem carga para uma vida inteira

o quarto foi arrumado com todo o carinho; toalhas cheirosas, flores delicadas na cabeceira e invariavelmente uma luz verde do abajur

ela me explica que é a cor da saúde, da pausa, do descanso

na casa da Carmo funciona assim; tudo é cura

por todos os cantos que olhamos tem um anjo dependurado

nos observando?

abençoando?

sei não…

o que posso te contar é que gosto muito, me faz tão bem…

tem música suave e um cheiro de incenso embrulha tudo isso

somos amigas há mais ou menos vinte anos, que sorte a minha!

esses encontros me fortalecem na vida

conversamos de tudo

da nossa vida

da vida dos outros

das descobertas

surpresas

e do futuro

construímos um espaço seguro de troca

apesar dos assuntos serem infinitos

o que fica sem borda mesmo é a segurança em transitar por todos os assuntos

tem cumplicidade

escuta

bronca

puxão de orelha

alegria que não cabe nessa vida

nosso final de semana acontece assim

muitas vezes em volta dessa mesa

café

conversa

bolo

segurança

a conversa não termina nunca

um assunto por cima do outro

pode parecer um esquema de engorda…

também é um pouco

mas quem se fortalece mesmo é nossa alma

não é sempre que podemos nos encontrar, na verdade tem ficado cada vez mais raro acomodar as agendas, as vidas, as famílias.

quando a saudade bate, fazemos uma chamada de vídeo mesmo

um café ao lado e vamos lá…

a gente sempre dá um jeito

por que conto isso hoje?

para garantir que fique registrado em algum lugar

que dure um pouquinho mais

as vezes tenho medo da rapidez da vida

um pulo e pronto, tudo acabou

que aqui fique registrado essa preciosidade

que teve começo

tem meio

e se depender da gente nunca terá fim

abrex3

--

--