Anjinho barroco

ME
Comunidade da Escrita Afetuosa
1 min readNov 27, 2023

Sabe aquela imagem clássica de um anjinho barroco? Olhinhos redondos, bochecha fofinha, biquinho, com uma barriguinha? Aquela coisinha infantil, levada, inocente com um quê de zombeteira? Pois então, ela é assim. De vez em quando, sempre umas oito da manhã, passando pelo ponto de ônibus ao lado da oficina, a vejo caminhando de camiseta branca, uma bermuda jeans e havaianas. A cabeleira grisalha solta e desgrenhada. Não importa o trânsito dos atrasados para a chamada, ou para bater o ponto, ou a chuva de vento, ou o calor abafado, lá está ela assobiando com seus olhinhos redondos, alisando a pança (do tamanho de duas dúzias de barrigas de anjinhos juntos, aliás), olhando para o céu. Em dois segundos já nos cruzamos, eu no carro e ela na calçada. Ela nunca me viu, eu sempre a vejo ali, só ali. E sigo meu caminho pensando nela. Como alguém em 2023 pode parecer tanto um anjinho barroco? Será que ela se vê assim? Para onde está indo? Que música cantarola? Dois segundos e temos um personagem.

--

--