Caro jovem estudante

Cris Yoko
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readApr 29, 2024

Li o seu texto e fiquei impressionada com a sua capacidade de escrita apesar da pouca idade. A sua inteligência, a capacidade de entendimento do documentário e a gramática impecável me faz ver um jovem leitor, estudioso e sagaz. Você pode achar isso pontos básicos mas saiba que muitos tem dificuldade em captar a mensagem que o outro quer passar e o uso das palavras e ortografia é difícil até para uma senhora professora.
Dito isso, como uma senhora professora, posso te dar nota máxima nesses quesitos mas, vamos mudar um pouco a perspectiva para o olhar de uma leitora? Devo confessar que precisei reler mais de uma vez para organizar o seu texto na minha cabeça. Separar as informações, dar uma pausa, assimilar, seguir adiante, parar de novo, voltar, assimilar, separar, seguir de novo. Esse foi o meu exercício para ler e compreender o seu texto e acho que isso não é um ponto positivo para você.

Coloco aqui algumas sugestões que funcionam para mim na busca de escrever textos mais atrativos para os leitores e com maior identidade. Não existe o jeito certo, existe o jeito que funciona pra você. Para saber basta experimentar e entre acertos e erros você vai descobrir.

  1. Escrever é antes de tudo pensar o sentimento que você quer passar para o outro e o sentimento que você quer despertar no outro. O que o documentário em questão provocou em você. Raiva? Dor? Compaixão? Comece a partir dai, o que mexeu dentro de você.
  2. Pontue o que é relevante estar no seu texto. Escreva, liste, organiza. Nem sempre precisa ter tudo mas precisa ter essência. Para isso é preciso ter claro qual o objetivo do seu texto. Informar? Despertar curiosidade? Criticar? Isso te ajuda a organizar e decidir o que colocar ou não no texto.
  3. Feito isso aí é pegar a caneta e deixar fluir. Gramática, regras, vocabulário já está dentro de você. Como falei você é um bom aluno, aprendeu. Agora é o momento de acessar o sentimento que tá batendo aí dentro sobre o que está escrevendo.

E por fim, sugiro depois de escrito você se distanciar do seu lugar de escritor e ler no lugar de leitor. Tudo muda!

Parabéns pela redação e lembre-se que todos nós somos eternos aprendizes quando estamos abertos a escuta e a sentir.

Abraços.

AbrEx2

--

--