Como lavar roupa na casa nova

ME
Comunidade da Escrita Afetuosa
3 min readSep 27, 2023

Pré-lavagem

Antes de botar uma roupa no cesto, tenha certeza de que está realmente suja, que não basta passar sabão e esfregar aquela mancha na barriga e botar para secar, que a meia tá com chulé, que o top de ginástica não aguenta nem um alongamento. Economize água, sabão, luz, o tecido e seu tempo e sua energia. Sustentabilidade sempre =)

Verifique a previsão do tempo para os próximos dias. Se forem de sol, ou vento (Sul, Nordeste, qualquer um que aqui nessa ilha todo mundo se acha surfista, mas pra secar roupa não faz diferença nenhuma) pode lavar. Se for de chuva, espere mudar porque molha a varanda toda e as roupas não secam nem com reza forte.

Faça a seleção das roupas considerando: prioridade de uso de cada uma, espaço que ocupa na máquina e no varal, se vai passar ou vai direto pro armário. Uniforme, calcinhas, meias e cuecas, roupa de ginástica e roupas de bater têm prioridade. Lembre-se de são no máximo 10 camisetas, camisas ou blusas (Nota mental: comprar mais dez cabides de plástico pro varal).

Organize a logística do varal e do tempo considerando que dona Rosa vem passar roupa na última quarta-feira do mês. Deixe as toalhas pro começo do mês que não passam.

Confira se tem sabão para as próximas lavagens e coloque na lista de mercado quando tiver menos de meio pote, assim você pode esperar um pouco e comprar na promoção. Prefira aquele sem perfume ou os de bebê para não atacar as rinites alérgicas da casa.

Lavagem

Só coloque roupa na máquina se não for precisar do transformador pelas próximas horas.

Meia tampa de sabão para a máquina cheia, que esse papo de tampa cheia é pra vender sabão e estragar a roupa. Em relação ao amaciante é um FlaxFlu entre o vinagre branco e aquele amaciante azulzinho cheiroso. Dizem que um é milagroso e o outro lotado de microplástico que contamina o oceano. Dizem que um não serve para amaciar roupa e o outro não é poluente, só cheiroso. Dizem que um é barato, simples e por isso desprezado e o outro um produto de uma grande corporação que quer dominar o mundo e explorar os pobres… Até lavar roupa em 2023 exige posicionamento político.

Calcinha, meia, cueca, sutiã, meia calça, blusa de ginástica vão no saquinho de roupas delicadas, separadas por dono. Sinto muito se a meia sair meio suja, não vou esfregar meia de ninguém.

Certifique-se de que todos estarão em casa na hora que a máquina apitar, e deixe todos de sobreaviso de que só sairão depois de toda a roupa no varal. Bicicleta, cinema, pracinha, sorveteria só depois de varal lindamente arrumado: Camisas nos cabides, calcinhas e meias no varalzinho deles, roupas esticadas, varal amarrado na grade pra não virar. Sargento Pincel neles.

Pós-lavagem

Sentir a brisa noturna do amaciante entrando na sala na primeira noite. E convocar a tropa para retirar, separar, dobrar e guardar a roupa lavada. Se alguém reclamar que só vai guardar a sua roupa, repita o mantra “isso aqui é uma casa de família, todo mundo faz pra todo mundo. Quando você morar numa república você faz só o seu. Combinado?”

--

--