Rita Claudia Jacintho
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readApr 19, 2024

--

da série: as mulheres que moram dentro de mim

olhar que faz doer

a porta da sala se abriu

e lá estava ela sentadinha na sua cadeira de rodas, toda produzida

brinco, anel, colar, xale, batom

sorriu e foi logo dizendo.

-Gostei!

seu olhar era carinhoso, mas ao mesmo tempo escrutinador

examinava da cabeça aos pés

observando os detalhes…

depois disso, a prosa poderia continuar…

sim, era assim na maioria das vezes que chegávamos para almoçar

tinha esse hábito de nos examinar, logo na porta

não deixava escapar nada…

e quando não era possível avaliar na largada, pode ter certeza de que em algum momento da conversa o faria

uma confusão acontecia dentro de mim

tinha dias que gostava desse ballet, me preparava para isso, entrava na brincadeira, dava a ela o que esperava — filha bem arrumada.

e havia outros que me irritava profundamente com as perguntas e comentários

parece que ela escolhia as palavras a dedo e algumas pegavam lá no estomago

mamãe sabia ser mais dura ainda com Cassia, minha irmã gêmea

comentava seu peso, a roupa, o cabelo

em tom de desaprovação

e dizia assim

-Mãe tem que falar, obrigação de mãe!

ficava pensando…será que tem mesmo?

e se tem, acho poderia ser de outro jeito, mais doce…

tudo isso doía muito

tristemente fui aprendendo essa prática, do olhar que machuca, que julga muito…

minha maior vítima?

eu mesma…

abrex1

--

--