Desejo. Sem explicação.

Posso te perguntar uma coisa?

Vocês ganham alguma coisa com a corrida?

Ela não entendia. Eu não conseguia explicar.

Não ganhamos nada com a corrida. Nenhum troféu de primeiro lugar.

Medalhas sim. De participação.

Dinheiro não.

Uma banana ao final da prova. Delícia.

Camisetas bonitas. Cores vibrantes. Tecido de boa qualidade.

Mas para isso temos que pagar a inscrição. Algumas são gratuitas. Poucas. A maioria tem um valor de inscrição que varia de R$ 30,00 a R$250,00.

Não ganhamos nada. E mesmo assim continuamos.

Treinando. Fazendo dieta. Correndo.

Fiquei com aquela pergunta na cabeça o dia todo.

Tive uma ideia. Uma série de entrevistas com os maratonistas para descobrir por que alguém decide correr uma maratona.

Rogério, meu amigo, foi correr no Chile para realizar o sonho do amigo que corria junto e faleceu. Ficou muito abalado. Parou. Não quis mais correr. Depois de um tempo decidiu recomeçar. Correu a maratona do Chile em abril. Voltou feliz e realizado.

E eu? Por que decidi correr uma maratona? Desafio. Superação. Força. Ou simplesmente pelo desejo de correr. Por que me sinto viva. Por que me faz bem. Difícil explicar. Melhor treinar. Basta sentir.

D E S E J O. Sem explicação.

--

--

Maria Eugênia (Marô) Camargo
Comunidade da Escrita Afetuosa

Educadora, facilitadora de diálogos. Correr, conversar e amar são os meus verbos de ação. Escrevo em busca do encontro, comigo, com o outro e com o mundo.