Essa gente toda que faz sorrir

Cris Yoko
Comunidade da Escrita Afetuosa
3 min readApr 29, 2024
Photo by Austin Kehmeier on Unsplash

Eu escolhi ver o melhor das pessoas. Foi uma troca de olhar, de percepção, de encarar os dias todos os dias. Precisava respirar, deixar meu corpo mais leve pra carregar ele todos os dias pra fora da cama, precisava sair do cinza e parar de olhar a fumaça. Tudo absorvia a minha energia e no final do dia eu estava sugada pelo desencanto do mundo à minha volta. Então tomei a decisão. Assim mesmo, decisão racional, pensada e objetiva. Vou focar no que as pessoas tem de melhor.

Fiz uma lista que se dividia mais ou menos assim: Pessoas que sou obrigada a conviver. Família e parentes. Amigos e colegas. Pessoas que cruzam a minha rotina. Pessoas que fizeram parte da minha vida. E comecei a escrever tudo que vinha na minha cabeça de coisas boas. E no decorrer desse meu processo me peguei várias vezes observando uma pessoa aqui e outra ali nessa minha busca. Mudar a maneira de ver as coisas muda a sua percepção sobre tudo e muda também como as coisas voltam pra você.

No final foi um processo longo pra mim. Encontrei similaridades absurdas com pessoas que eu mal trocava, encontrei no meio de amigas de adolescência uma amizade tóxica que eu nunca percebi, senti energia demais minha onde não precisava e sentimento demais onde não merecia. Descobri uma paixão platônica minha pelo meu colega de curso, uma frustração sem fim por uma pessoa que eu queria perto mas que nunca me considerou e um sabor amargo por uma pessoa que eu realmente não gostava apesar de conseguir ver um lado lindo nela. Alguns dos meus registros virou um pequeno texto, que foi passado em cartões e cartas, e que eu enviei para pessoas que achei importante que soubessem a maneira que elas impactam o meu mundo e as pessoas ao seu redor de maneira tão positiva e assertiva.

Mas o que falou mais alto dentro de mim é que não foi tão difícil ver o lado colorido que cada um tem e o quanto a forma de olhar e encarar a vida é uma escolha nossa, pessoal e individual. Um mudança no olhar às vezes basta pra mudar tudo.

Meses depois, uma das pessoas que recebeu o meu cartão me retribui com o gesto. Começou escrevendo… “Cris, estou te retribuindo não por obrigação mas porque eu tenho certeza que você buscou o melhor das pessoas que te cercam mas você não fez isso por você. Seja gentil com você com esse mesmo olhar que você escolheu ser gentil com a gente. Te garanto que você vai ver muita coisa linda sem esforço de tentar ser”.

Respirei. Emocionada peguei um papel e uma caneta. Coloquei o meu nome no topo da folha e comecei a fazer a minha lista do meu eu colorido. E esse virou meu exercício de existência porque minha felicidade é de estar rodeada de gente. Gente me faz muito feliz sempre.

AbrEx3

--

--