Clô Azevedo
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readApr 28, 2024

--

GOSTO DE PENSAR QUE ESTOU ENVELHECENDO

Você pode ter lido esse título e achado estranho, além de ter soltado uma boa risada. Mas a verdade é que ultimamente tenho tido um prazer enorme em pensar nisso. Com carinho, observo os dias passando a medida em que meu corpo e minha mente enviam sinais. De cansaço. Esquecimentos. Desapego, e amadurecimento sobre questões que já não importam mais em se tratando de ser.

Engraçado porque nunca me preparei para nada na vida. Sempre fui impulsiva. Fases vinham, fases iam. Não me dava muito conta delas. Vivia sem muita consciência de como seria, ou o que desejaria quando o dia chegasse. Porém, de uns tempos para cá, percebo que abro um sorriso ao observar que pela primeira vez tenho tentado me preparar minimamente para envelhecer com saúde. Mental, física e espiritual. Estabeleço planos comigo mesma para trilhar esta estrada. Apreciando a paisagem unida aos meus ideais.

Em primeiro lugar, é tão bom não “ter que” nada. Aquela parte da vida que “temos que” tudo, está me acenado da janela. Vai partir. Para outra direção. A sensação de acenar para ela com desprendimento me traz liberdade e o sentimento de missão cumprida. Das muitas tarefas que impus a mim mesma para chegar até aqui. Algumas necessárias, outras nem tanto. O que de qualquer forma me deixa aliviada.

Entretanto olhar para frente ainda é um mistério. Mesmo assim mentalizo coisas que me atraem e dão prazer quando penso em realiza-las. A possibilidade de viver com simplicidade, me deixa animada. Fico feliz quando me vejo morando fora deste grande centro que é São Paulo. Sou grata. Mas já deu. Busco um lugar com inspirações saudáveis para esta nova fase.

Sonho em sair daqui e diminuir espacialmente. Pensar em morar em uma daquelas casinhas bem pequeninas e super compactas, me traz uma alegria sem fim. Natureza por perto e vida organizada. Tudo no alcance da mão. Abrir espaço para reflexões importantes que chegarão até mim. Viver somente com o necessário. Em todos os sentidos. Algo que não se consegue do dia para a noite. Não será fácil. Porém fecho os olhos e me imagino neste lugar.

Trabalho menos. Escrevo mais. Meu companheiro está ao meu lado. O vento embaralhando meus cabelos. Mechas brancas. Tomo um banho de mar. Estudo coisas novas. Caminho. Pela mata. Leio um livro que me inspira. Observo o dia chuvoso. Vejo meus filhos se tornarem adultos saudáveis. Falo menos. Escuto mais. Medito. Danço e canto, porque não? Amo minha solitude. Percebo minha evolução pessoal.

Sei que sou eu que tenho que fazer isso acontecer. Reconheço e acolho. Escolhas do presente que me trarão esse futuro bem-estar. Impermanente eu sei. Mas que vale a pena tentar.

Desafio | Abrex 3

--

--

Clô Azevedo
Comunidade da Escrita Afetuosa

Ajudo pessoas a contarem suas histórias através de seus ambientes.