Mãe da mãe

Pollyana Teles
Comunidade da Escrita Afetuosa
1 min readFeb 29, 2024

Não sou casada

Filhos não tenho

Não namoro

Casar não pretendo

Não estou procurando ninguém

Meu irmão e minha irmã casaram

Não abandonei minha mãe

Sonhava em ter minha casa. Apartamento, na verdade

Não consigo parar de me culpar

Me sentindo sozinha

Não que não tenha amigos

Vejo as vidas indo

Não é medo da morte

Um estranhamento da inversão de papéis

Não fujo da responsabilidade de filha

O desespero me bate e estraçalha

Não me julgue

Quero sumir (às vezes)

Não estou pronta de ser mãe da mãe

Onde está aquela mulher corajosa?

Não conheço seus traumas

Ela os esconde na fumaça do cigarro

Não há cumplicidade

Por mais que tente ajudar, se fecha

Não estou pronta para lidar com a velhice

Ela se desfazendo

Não impede a chegada do tempo

Entrega-se

Não ouvi “eu te amo”

Choro

Não tenho mais meu pai

Fico no dilema: estar na minha casa ou voltar…

Não sou obrigada a cuidar por ser a “solteira”

Choro

Cuidar de idoso

Idosa de 69 anos. É nova

Não incomoda os filhos

Depende da compra dos remédios, médico, pix…

Não parece se esforçar em aprender

Me culpo

Não é da sua época, se também tenho dificuldade

Choro de vergonha

Que tipo de filha que és?

Não sou capaz de abraçá-la

Choro de soluçar

Paralisem os ponteiros da passagem.

--

--