Mitos e verdades sobre Portugal
Os brasileiros que moram em Portugal são vistos pelos outros compatriotas como navegadores dos novos tempos. A nossa vida parece cheia de glamour. Culpa das redes sociais. E daquelas fotos conceituais de paisagens e cafés com pastéis de nata. A verdade é que imigrante passa perrengue. Mas gosta de colocar filtro na vida real. E também no bolinho de bacalhau, que na maioria das vezes, está frio e seco!
Tem um fado português que diz: “Cheira bem, cheira a Lisboa.” Sorry, Amália. MITO. Lisboa tem cheiro de MIJO. Por todos os cantos. Não existem banheiros públicos suficientes nas ruas. E com a quantidade gigante de turistas que a cidade recebe, é impossível que tenha aroma de rosas portuguesas.
Agora vou entrar numa polêmica daquelas… Que Nossa Senhora de Fátima me ajude! Os portugueses adoram se gabar que se come bem em Portugal. HEIN???
MITO! MITO! O prato feito português é uma batata cozida jogada no prato, com um peixe afogado no azeite e uma folha de alface. Pela bagatela de dez euros! Sim! Eles cobram cerca de cinquenta reais por essa gororoba! AI QUE SAUDADES DO MEU ARROZ COM FEIJÃO!
Ah, e os doces então? É só ovo e açúcar. Ovo e açúcar. Ovo e açúcar… Pare agora, Luciane! Sua glicemia EXPLODIU. Tá legal. Os vinhos. Sim, são ótimos e baratos. E esse é o problema. Estou virando uma mãe alcoólatra!
Ah, lembra da burocracia no Brasil? Hoje eu sei de onde veio. Daqui. Os portugueses são cheios de normas. Da repartição pública à academia. É tudo igual. Você vai esperar. Pegar filas. E ouvir regras. Muitas. O auge para mim foi um dia na aula de hidroginástica. É preciso reservar a aula e "bater ponto" com uma chave magnética para participar. Cheguei no horário. E o professor não deixou eu entrar na piscina. Porque bati com DEZ SEGUNDOS DE ATRASO! De nada adiantou a minha indignação e a da minha colega de hidro, a dona Inês. Tive que sair.
Além das regras, eles também são práticos. Fui num bandeijão e pedi escondidinho de bacalhau com arroz. A moça respondeu:”No escondidinho já tem batatas, não precisa comer arroz. “ Ora bem, ela me ajudou na dieta low carb. Quem sou eu para discordar…
E se você tem mania de limpeza, é bom não morar aqui. É proibido desperdiçar água lavando calçadas. Nos apartamentos, não têm ralos. Só usamos esfregão e balde. Além disso, a água tem um mineral chamado calcário. É ótima para beber. Mas terrível para os cabelos. Reclamei para minha cabeleireira de Cabo Verde e ela recomendou que eu parasse de lavar as madeixas. Simples assim. Agora sei porque tem tantos estabelecimentos especializados em combater piolhos…
Meus filhos já estão com sotaque e expressões de Portugal: “É demasiada comida, mãe.” “Vou deitar essas coisas fora, mãe.” Sim, me sinto dentro de um livro do Saramago. E se calhar, estou mesmo.
Poentemod3ex2