O meu olhar

Ele me disse que meu olhar era de tristeza. Assim que me viu na tela. Resolvi então observar o meu olhar. Meus olhos. Verdes. Cor de mel. Gosto deles porque parecem olhos de cachorro. Um pouco de gato também. Adoro o olhar sincero dos animais. A Luna minha cachorra me olha como se todo o amor do mundo coubesse no seu olhar. Eu queria tanto um olhar assim. Olhar de amor. Me olho no espelho e me incomodo um pouco com meu olhar. As pálpebras estão um pouco caídas. Deve ser da idade que vem chegando. Blefaropastia. É o nome da cirurgia que se faz para levantar as pálpebras. Minha amiga fez e postou a foto com o olho todo roxo no dia seguinte. Sinto arrepios de medo só de pensar. Morro de medo de cirurgia. A única que fiz em toda a minha vida foi uma cesárea de emergência. Lucas, meu segundo filho. 41 semanas de gestação e ele virava e virava na minha barriga. Na hora do parto. Estava transverso. Virou e desvirou. Em 9 minutos os médicos abriram a minha barriga. Indicação certa para cesárea. Foi uma cirurgia necessária. Mas como saber quando uma cirurgia é necessária e quando não é? Hoje em dia, todo mundo faz uma cirurgia aqui, outra ali. Bariátrica conheço 3 amigas que já fizeram. Uma acabou de fazer. Está magérrima. E agora? Ficou grávida. A vida dando baile na gente. A tal da blefaro também tem algumas amigas que fizeram. Vejo no Youtube até uma dessas celebridades do Marketing digital dizendo que é muito tranquilo. Tranquilo. Tranquilo. Abdominoplastia a outra amiga fez agora também. Teve que ficar sem correr por um bom tempo. Agora já voltou. Minha barriga também me incomoda. Tenho uma hérnia bem grande que pula pra fora quando bem entende. Resquício da primeira gravidez. Também tenho diástase. Quando os músculos se separam e o abdomen fica bem flácido. Mas minhas pernas estão lindas. Cada dia mais lindas com a corrida. Tanto treino. Talvez deva esquecer um pouco da barriga e me concentrar nas pernas. Elas me levam a lugares incríveis. Já corremos 21 km duas vezes. Duas meias maratonas. DUAS. E agora me preparo para a matatona. Que sonho. Tenho um corpo perfeito para correr. Pra treinar. Pra viver. Será que o problema está no meu olhar?

Texto 3 — Observação de si

--

--

Maria Eugênia (Marô) Camargo
Comunidade da Escrita Afetuosa

Educadora, facilitadora de diálogos. Correr, conversar e amar são os meus verbos de ação. Escrevo em busca do encontro, comigo, com o outro e com o mundo.