Rita Claudia Jacintho
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readApr 19, 2024

--

o que escrever sobre julgamentos me ensinou

escrever sobre julgamentos foi um processo de cura e de descoberta

acho até que rolou um perdão

revelador

quando Ana Holanda trouxe esse tema para nossa comunidade, como tarefa de casa, julguei que tiraria o chicote e começaria os momentos de sofrimento

sofrimento, palavra que uso bem pouco, mas foi exatamente o que me aconteceu

: o que eu pensava de mim

rapidamente fiz a lista dos meus alvos de crítica preferidos

meu corpo era o primeiro

minha barriga, o principal

comecei a sessão malhação

cheguei a escrever coisas a respeito de hábitos que lembrava, como:

me observar na frente do espelho

de frente

perfil

minha imagem nos provadores das lojas

a dificuldade na hora de escolher um biquini

tudo difícil…

dá-lhe chicote

começava o texto e logo abandonava

ainda não era isso

o que eu procurava mesmo era a origem desse meu olhar detonador

a primeira coisa que me veio a cabeça foi minha mãe

sobrou um pouquinho para ela, mas vamos combinar…dela eu trouxe muita coisa…

mas ainda não era o suficiente

: verdades canônicas

depois corri para ouvir Gabriela Prioli, (aquela advogada que virou figura publica na televisão)

ela sempre me ajuda a pensar

lucida, esperta, boa de argumentação

foi legal, junto dela percebi coisas incríveis

encontrei uma análise em que ela traz a questão das verdades canônicas, sabe?

(aquelas que vivem com a gente sem nem mesmo sabermos por que)

essa e uma delas, essa coisa de que temos que ser perfeitas

segui minha busca

corri para o colo da terapia

falei, contei, pensei

gente, o caminho foi longo…

falar de julgamentos e difícil…

e ainda havia um pensamento que não me largava: na verdade, nunca gostei do que via no espelho

fala sério, que coisa mais terrível essa…

: minha tradução

fui atras das minhas fotos

abri o baú

e aí vivi a minha mais completa tradução (um pouco de Caetano Veloso nunca e demais…)

quanta surpresa estava escondida por ali

fiz uma linha do tempo

eu mesma desde pequenina

precisei ver para entender as tantas Claudias que vivi

foi um lindo encontro comigo

(na verdade ainda estou sob esse impacto)

transformador

eu tinha me esquecido das inúmeras fases que passei

das tantas Claudias que fui para chegar até aqui

: meu perdão

precisei me desculpar

agradecer

reconhecer que está tudo bem

estamos ótimas

conversei com meu corpo, disse a ele assim:

me perdoe por tantos enganos e pensamentos confusos

sigo aqui leve e muito mais feliz

--

--