Shadya Hamad
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readApr 28, 2024

--

Oi Letícia,

Espero que este e-mail lhe encontre bem.

Tive a oportunidade de ler o texto que escreveu para o Enem e não pude deixar de tecer minhas observações sobre ele.

Espero que não se importe e que entenda que esta é apenas a minha visão e jamais a verdade absoluta das coisas.

Antes de começar, quero lhe desejar sucesso em sua vida acadêmica e que seja o início de uma história feliz através da carreira que escolheu.

Agora vamos aos meus comentários:

Senti falta de você no texto, Letícia.

Parece-me que estas 37 linhas foram extraídas de uma enciclopédia ou até mesmo de um bate-papo com o Chat GPT.

Há fatos nele?

Pode-se dizer que sim.

Mas mais do que fatos que podemos pesquisar e ler sobre em qualquer lugar da internet, o leitor busca indícios do que o autor pensa, acredita, julga.

E para mim, foi difícil de encontrar você no meio disso tudo.

Tenho certeza que a sua visão de mundo poderia contribuir e muito com o debate sobre a inserção dos povos originários em nossa sociedade atual e como ainda podemos preservar seus costumes e tanta sabedoria.

Não se esconda atrás das palavras, Letícia.

Ao invés disso, use-as como ferramentas para falar o que pensa.

Até um artigo para o vestibular pode ser de alguma forma leve e conter emoções.

Seu texto pode e deve ter vida. Movimento. Opinião.

Refletir quem você é.

Um grande abraço,

Shadya

Escrito em 28.04.24 por Shadya Hamad para a Comunidade da Escrita Afetuosa — Prof. Ana Holanda — Escrever com um olhar compassivo. Abrex2

Foto de Ben White na Unsplash

--

--