Por quê você está tão feia?

Audry Santos
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readFeb 25, 2024

25 de dezembro. Almoço de Natal. Em família. Estávamos reunidos. Havia tantos primos, alguns que só tinha visto quando pequenos. Outros, de convivência frequente. Era uma confusão de assuntos. Cada grupo falava de algo. Então, ouvi “o que aconteceu que você está feia?”. Não houve um preparo antes. Só a pergunta jogada. Para mim. Foi feita por um primo que convivo desde a infância. Olhei para a mãe dele, minha tia, irmã do meu pai. E sorri. Pensei em várias coisas, entre elas que responder mal iria causar uma situação desconfortável naquele almoço. Pensei, também, que ninguém ficaria do meu lado, que diriam que meu primo esta em família.

Mais uma vez, me senti desconfortável para não deixar o clima ruim. Pensei em todos, menos em mim. Foi assunto de terapia. A questão não foi ser chamada de feia. Já me disseram isso outras vezes. Não ligo. Entre minhas prioridades está ser sábia e interessante, a beleza nunca foi a principal preocupação. Nunca escolhi trabalhos que fosse requisito a aparência. Psicóloga. Técnica em Química. Servidora Pública. Tudo o que me interessa é mais sobre o intelectual, nunca sobre beleza. Fotografia. Escrita. E naquele dia, eu me sentia linda. A pergunta que me fiz e faço é “por quê ele se sentiu à vontade para me ofender?”.

Não é a pergunta “por que estou feia” que dói. É saber que há algo na sociedade, na minha família, no mundo, que permite que homens ofendam mulheres gratuitamente. Dói eu ter sorrido porque não teria apoio de ninguém, porque nesses casos a culpa é sempre da mulher que não sabe levar na brincadeira.

Tentando encontrar respostas, intensifiquei minha busca por conhecimento acerca do patriarcado, feminismo, gênero. Já lia a respeito, só que agora eu precisava de mais, queria entender e principalmente, não deixar que eu passasse por outras situações parecidas nem que presenciasse com outras mulheres.

Não posso responder porque sou ou estou feia. Beleza é construção social. Mas posso responder porque a beleza feminina é assunto recorrente nas conversas mais banais. E posso tentar responder porque meu primo e tantos homens se sentem à vontade para ofender as mulheres.

--

--

Audry Santos
Comunidade da Escrita Afetuosa

Mineira. Leitora. Aprendiz de escritora. Fotógrafa por amor. Observadora do cotidiano. Amante de música, violão e corrida. Poética.