Texto 1

Inês Gariglio
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readJun 10, 2024

O Cesto

A imagem mostra uma pessoa carregando um cesto de vime, grande e circular, totalmente preenchido com tomates amarelos e vermelhos, cores indicadoras dos diferentes estágios de maturação. Além disso, os formatos irregulares sugerem que vieram de plantação privada, onde a conduta de cultura orgânica provavelmente foi adotada. Também pode-se assumir uma colheita manual, uma vez que os estames da planta-mãe permanecem presentes no corpo da fruta. Em segundo plano, apesar da imagem desfocada, pode-se notar tomateiros já amarrados e ainda com frutos a amadurecer, demonstrando que se trata de plantas adultas. Infere-se ser um homem quem realizou a apanhadura, em razão do formato e musculatura da mão fotografada. A temperatura da luz indica uma colheita feita antes do amanhecer ou quase no crepúsculo.

Texto 2

Vó Titô

Pegue os tomates e os corte longitudinalmente (aproveite para desfrutar do aroma… observe como são húmidos, a aparência sedosa de sua carne).

Arrume-os em uma assadeira.

A eles, junte azeite, sal e pimenta preta recém-moída (o quanto goste! Tire uns segundos para se imaginar em um olival e sentir a carícia das folhas pequeninas das oliveira centenárias. Esfregue o líquido dourado e viscoso no dorso de suas mãos e veja como a pele agradece).

Acrescente os dentes de alho e as tiras dos pimentões vermelhos (imagine uma janela para a imensidão de mar ou de montanhas por onde seus olhos possam passear enquanto sente o aroma adstringente da combinação dos elementos).

Junte as ervas — alecrim, tomilho, manjericão depois de esfregá-las com as mãos untadas com o azeite (elas, as ervas, trazem o coração aromático de Inamacá. Proporcionarão profundidade ao sabor do conjunto).

Acrescente uma cenoura e uma beterraba pequena picadas (para profundidade da cor e maior consistência do molho final).

Coloque a assadeira no forno com fogo baixo e deixe-a lá até que os tomates caramelizem (assim, haverá um toque defumado agradável ao paladar).

Despeje a mistura assada no liquidificador e bata até obter um creme. Adicione um pouco de água quente, se preferir uma consistência mais líquida.

Acerte o tempero.

Querida Vó Titô,

Ao ver o cesto de tomates vermelhos recém-colhidos, caminhei pelas teias do tempo. Fui parar na sua cozinha e me vi ao seu lado, roubando um bocado do molho de tomate, borbulhante na panela, com um naco de pão. Saudades de você. De mim. Do tempo da inocência.

Inês Gariglio Junex1

--

--