Vela acesa e uma reza

Gabi Canhete
Comunidade da Escrita Afetuosa
2 min readApr 16, 2023
ErnAn Solozábal — unsplash

Segunda-feira. O sol nasceu acordando o galo que fez questão de me acordar também. “Cocorococóoooo”. Fiquei revirando na cama. Preguiça. Os raios já iluminavam a casa. Mas ainda estava escuro. Aqui dentro. Faltava luz. Nos meus pensamentos. Nas minhas emoções.

Queria só uns minutinhos ali, deitada, para tentar lembrar do sonho da noite anterior, me espreguiçar, organizar internamente o dia, para além disso, recordar quem sou sem ser a mãe, conversar comigo mesma e dizer “calma, tá tudo bem”. Ufa.

Levantei meio sem vontade. Sabe? Café da manhã, misturado a correria de uma nova semana. Segunda-feira. Tudo ainda estava escuro. Aqui dentro.

Alguém acende a luz por favor?

Meus fantasmas estavam agitados. Não sei bem o porquê. Talvez tenha sido eu mesma. A escuridão não me deixava ver. Pode ser que tenha ocorrido um pane. Curto circuito. Vai ver que caiu um raio. Vento forte. Confusão. Mar agitado. Era eu. Naquela hora. Lembrei do eclipse que se aproxima. Bingo.

Alguém acende a luz por favor?

E num movimento súbito, consegui ouvir uma voz. Um sussurro interno que disse, “acenda o fogo”. Sem pensar muito, caminhei até o altar, que fica bem ao fim do corredor. Ali, com humildade, acendi uma vela de 7 dias.

Na garganta profunda da casa, dialoguei comigo mesma. Com os olhos fixos observando o movimento da chama que me chamava a observá-la e silenciar. Suave balanço. Labareda que parecia dançar. Internamente comecei a navegar.

Vela que o mar abraça. Vela que o vento não apaga. Vela que eleva minha oração com sua fumaça.

Enquanto a cera derretia, clareza. Meu pavil, tão curto até então, começou a se alargar. Os pensamentos densos foram abrindo espaço para um calor gostoso de sentir. Ancoramento. No corpo. No coração, palpitação. Lentamente a flama dissipava a escuridão.

Voltei em mim. No ar, cheiro de café. De fé. E de fé-licidade mesmo. Presente na voz das crianças brincando e brigando, ao fundo, tudo ao mesmo tempo. Lembrei da minha vó materna e de suas rezas. E me dei conta que talvez tenha sido ela quem sussurou em meu ouvido para acender o fogo. Pude inclusive escutá-la dizendo: “Devagar se vai longe Gabi. Por hora só agradece”. Sim vovó. Afinal, era só segunda feira. E restavam mais 7 dias para essa luz me acompanhar.

Estava escuro aqui dentro. Agora já não está mais.

Auroramod2ex1

--

--

Gabi Canhete
Comunidade da Escrita Afetuosa

Escrevo para por a casa em ordem. Seja bem vinda(o) ao Que Habita Em Mim.