O mapa da jornada dos Criadores de conteúdo: Parte 1

Alexandre Alvares (Ale)
Comunidade Livus
Published in
5 min readMay 10, 2021

Com o objetivo de inaugurar nossa comunidade vou compartilhar um pouquinho da minha visão sobre o ecossistema dos criadores de conteúdo, principalmente, dando foco nos desafios e oportunidades de transformar a construção de audiência em um negócio sustentável e, ainda por cima, fazendo o que se ama.

Pra organizar essa história, eu gosto de usar um mapa que detalha uma visão dos caminhos para os criadores dividindo essa trajetória em algumas etapas chave.

  • Parte 1 — Construção do seu conteúdo
  • Parte 2 — Construção da sua audiência
  • Parte 3 -Construção do seu negócio

Depois de contar um pouco sobre os detalhes de cada etapa, nos próximos textos vou explorar algumas das principais ferramentas disponíveis para ajudar os criadores em cada etapa da jornada no cenário global. Se quiser acompanhar é só se inscrever na newsletter da nossa comunidade que toda semana vai vir conteúdo novo!

CONSTRUÇÃO DO SEU CONTEÚDO — Parte 1

1. Ideação

Tudo começa com as ideias. Definir uma perspectiva, um conteúdo que vai engajar, chamar e prender a atenção de uma audiência. Esse primeiro ponto é fundamental, porque é justamente aqui que mora um detalhe chave pra toda a jornada: entender com quem você quer falar.

Créditos: Peter Yang

Escolher um nicho faz toda a diferença no começo. Ter esse grupo específico de pessoas com gostos e interesses parecidos vai te dar um direcionamento muito poderoso sobre o que criar. Uma excelente forma de definir esse nicho é achar um tema que conecte: i) assuntos que você realmente goste; ii) uma área que você domine bem (se é um tema que você gosta, vai ser muito mais fácil se aprofundar e pesquisar sobre); iii) e, por último, um tópico que as pessoas estejam buscando conhecer mais sobre (E se não tiver certeza sobre isso, tudo bem! É só começar a colocar o conteúdo no mundo que vai ficar mais fácil entender essa parte).

Um exemplo que inspira quando o assunto é encontrar ideias que se encaixam com um público específico:

  • Underchef: Mais do que produzir conteúdo de muita qualidade, o Gabriel se conecta de forma única com sua audiência ensinando técnicas e receitas incríveis, mas sempre simplificando e desmitificando o mundo da gastronomia.

“Underchef é você, que curte rabiscar umas ideias no prato, testar receitas, curtir novos sabores. Não é o chef de cozinha, nada de avental branco com nome bordado no peito por aqui. Pra que isso! Nosso negócio é cozinhar, experimentar, provar. Quem manda na cozinha do Underchef é o sabor.

2. Produção

Esse é um dos temas que mais causa dor pra quem já começou a colocar os conteúdos na rua. Uma vez que a ideia do conteúdo está fechada, chega a hora de tirar do papel. Pra isso, conseguir construir uma estrutura que te ajude a produzir com mais facilidade é um passo extremamente importante. Uma vez que você tem uma definição mais clara de quem é o público com quem você quer falar, vai ficar muito mais fácil descobrir o formato mais adequado de conteúdo.

Não existe uma resposta certa, e testar bastante vai ser fundamental. Mas, definir um formato central, se aperfeiçoar nele e encaixar seu conteúdo muito bem nessa estrutura vai certamente garantir um resultado muito maior no engajamento. Tem espaço pra trabalhar com muita flexibilidade: vídeos longos ou curtos, lives, newsletters, grupos em aplicativos, posts em feed, ou o que achar que combina mais com o conteúdo que quer compartilhar.

Existem algumas iniciativas muito legais que trazem recursos e métodos pra ajudarem as pessoas com ambas as etapas de criação e produção. O Tiago (@tira.do.papel), além de ser um incrível exemplo de criação e produção de conteúdo, tem um curso excelente pra guiar você no tema.

3. Publicação

Talvez seja o tema menos complicado dentro da Parte 1, porém vale olhar com atenção pra estratégia de publicação pra poder aproveitar ao máximo a sua energia investida na criação e produção.

Definir os canais, dias e horários mais adequados para suas publicações pode ser um fator definitivo para seus conteúdos “pegarem no tranco”. Claro que não é só isso, mas tem alguns exemplos que ilustram como uma boa estratégia pode gerar ótimos resultados.

A Paola Carosella, por exemplo, acabou de receber a placa de 1MM de inscritos no YouTube, sendo que há menos de 3 meses ela estava próxima de 700k. E isso sem ter o Masterchef acontecendo pra alavancar ainda mais as buscas.

É claro que existe a vantagem de ser uma figura pública, mas isso não tira o mérito de uma estratégia muito bem construída. Como o foco do canal dela é ensinar por meio de vídeos, a escolha do YouTube foi excelente. Vídeos com ideias de receitas que se encaixam perfeitamente nos interesses do seu público, conteúdo com um nível de produção elevadíssimo, e o toque certeiro na publicação e distribuição do conteúdo: todo vídeo postado é alavancado pelo Instagram dela.

A combinação de formatos adequados nas duas redes dá um poder altíssimo pra construção de audiência, e tudo isso com o mesmo conteúdo centralizando a amarração.

Créditos: Instagram Paola Carosella

CONSTRUÇÃO DA SUA AUDIÊNCIA — Parte 2 …

Inspirações e Referências

Creator Community

Mais que um lugar pra compartilhar um pouco da visão e dos aprendizados que venho tendo sobre o mundo dos Creators, o grande sonho aqui é poder construir uma comunidade que consiga ajudar cada vez mais pessoas a viverem de suas paixões.

Segue a gente lá no Insta — @creatorscommunity_br

Obs.: Se tiver alguma sugestão de tema, manda uma DM pra gente. Vai ser um prazer poder trazer pra discussão na nossa comunidade.

--

--