Cristiane Snetto
Comunidade Tecnopuc
3 min readSep 30, 2020

--

Como posso ajudar?

Hoje, Dia 30 de Setembro, é dia da Secretária. A origem da data está relacionada ao aniversário de 100 anos do nascimento de Lilian Scholes, filha de Christian Scholes, o inventor da máquina de escrever.

A máquina de escrever, durante anos, foi símbolo do trabalho de uma secretária, que tinha como função, datilografar textos redigidos ou ditados pelos seus chefes. Com o desenvolvimento tecnológico, as ferramentas foram evoluindo, garantindo um ganho de tempo no trabalho da secretária que, além da datilografia, passou a desempenhar funções de arquivo, organização, telefonemas, agendas e tudo mais que estivesse ao seu alcance para facilitar o trabalho dos superiores.

Porém, duas características fundamentais não mudaram ao longo dos anos: A confiança e a cumplicidade entre secretária e chefe.

Até início do século XXI, pouco ou quase nada era falado sobre assistência virtual. Os computadores não eram tão populares (até hoje não são), e o contato presencial para resolver toda e qualquer situação que existisse, era vital para o bom desenvolvimento do trabalho e para a renovação quase que diária, dos votos de confiança estabelecidos nesta relação de trabalho.

Aos poucos, as empresas foram passando por processos de enxugamento e redução de despesas e muitos cargos menores, foram perdendo o direito de terem mais dois olhos e duas mãos para ajudá-los. Muitas mulheres, na busca pela independência financeira e pela necessidade de terem mais tempo em casa após a chegada dos filhos, passam a oferecer serviços de apoio administrativo para pequenos empresários, que nem escritório tem, mas que precisam de auxílio para any atividades. Surgem assim, as assistentes virtuais ou remotas.

Contudo, muitas coisas não podem ser resolvidas no virtual. São pequenas gentilezas que transformam o trabalho de secretária em uma relação muito próxima de confiança e lealdade. A secretária que percebe que o chefe está precisando de um copo de água, sem ele pedir, ou de um lanche na metade da tarde, quando passou o dia inteiro atarefado, sem nem mesmo ter tempo para o almoço, não está sendo explorada ou subjugada em suas competências. Está sim, demonstrando, através de gestos, a cumplicidade e o reconhecimento mútuo que existe na relação. Um bolo enviado no dia da secretária, para minha casa, enquanto eu estava de licença maternidade, com uma única frase escrita: “Você faz falta”! toca muito mais fundo no orgulho e na realização profissional do que qualquer bonificação no final do mês.

Essas pequenas sutilezas não atravessam a tela do computador e não podem ser enviadas via zoom. Talvez o sentimento de incapacidade e frustração que me acomete eventualmente no final do dia não tenha tanto a ver com produtividade, mas sim, com saudade. Saudades de uma relação construída dia a dia, aprimorada após cada erro e em crescimento contínuo.

Ser secretária nunca foi meu sonho, mas hoje é minha realidade e meu orgulho, por ter construído uma carreira sólida, sendo muitas vezes, os olhos que revisam, que incentivam e que se emocionam com cada pequena vitória dos outros, como se fosse sua.

Secretariar um grande time é dar um pouquinho de mim todos dias e receber um pouco de cada sempre.

--

--