4 Dicas para Manter a Motivação nos Estudos de Ciência de Dados

Como enfrentar a procrastinação e manter o foco durante sua jornada de aprendizado.

Camila Duarte Oliveira
comunidadeds
6 min readNov 17, 2023

--

Assim como tudo na vida, para fazer algo da melhor maneira possível é necessário um pouco de estudo. A maior dificuldade para a área de Ciência de Dados pode ser o fato de ser uma área nova em que muita informação encontra-se no meio digital.

Uma vez que você começa a procurar sobre Estudos de Ciência de Dados, como se profissionalizar na área e afins, você se depara com muitas opções de cursos online.

Para ser sincera, hoje em dia a internet está em todo o lugar e a maior parte dos cursos e profissionalizações, independente da área, já está migrando para o digital.

Por estarmos expostos a tantas opções digitais, além da difícil escolha, também nos deparamos com um problema que muitas pessoas precisam enfrentar: como manter a motivação nos estudos.

A motivação nos estudos de Ciência de Dados é tão importante quanto em qualquer outra área, mas, principalmente por encontrar-se em um meio preponderantemente digital, a motivação pode encontrar-se mais difusa e difícil de se manter.

Para te ajudar, você verá, neste artigo, algumas estratégias para manter a motivação dos Estudos de Ciência de Dados e como tem funcionado para mim. Confere aí.

1. Tenha claro quais são seus objetivos

Quanto mais claros os seus objetivos, mais alta será a sua motivação. Para torná-los mais claros, tenha certeza de conhecer todos os seus medos e dúvidas antes de traçá-los.

Para a área de Ciência de Dados pode ser que surjam dúvidas sobre as perspectivas futuras, sobre as habilidades necessárias, sobre as áreas de atuação ou sobre o salário.

Se essas são algumas das suas dúvidas, explore ao máximo as informações que estão por aí na internet. E, para te ajudar, deixarei algumas sugestões a seguir:

Como está o Mercado na Área de Dados (Comunidade DS)

No meu caso, conhecer as possibilidades de trabalho remoto, conhecer a vastidão de áreas de atuação, saber sobre a estimativa salarial e ter afinidade com a área de Ciência de Dados têm sido um combustível para o meu aprendizado.

Uma dica final: experimente escrever seus objetivos em um papel e acesse-os de tempos em tempos, isso fará com que eles sejam ainda mais visíveis e motivadores.

2. Crie uma rotina para manter a constância de estudo

Uma das maiores dificuldades para quem estuda, principalmente no digital, é a procrastinação. Não ter ninguém te cobrando e/ou “fiscalizando” o seu progresso pode tornar a procrastinação tentadora.

Para que ela não tome conta dos seus dias, aposte em ferramentas que garantam a sua constância de estudo. Uma ferramenta poderosa é a estruturação de uma boa rotina de estudos.

Por aqui, a minha rotina pós maternidade foi bem desafiadora e, após ajustar os meus horários, tudo se tornou mais fácil. Acontece até de querer passar mais horas estudando do que as que eu tenho disponíveis para estudar.

Todos os domingos antes de dormir eu planejo a minha semana, com horários definidos para os estudos e os compromissos daquela semana (que normalmente são marcados fora dos horários de estudo).

Algumas ferramentas que me ajudam e que podem te ajudar também a organizar tudo o que precisa ser feito são: Todoist (existe a versão mobile e a versão para PC); o próprio Google Tarefas; o bloco de notas; ou a velha caneta e papel. Liste tudo primeiro, e então, distribua pelos dias da semana.

Photo by Covene on Unsplash

Para a visualização da rotina em si aposte em planners (digitais ou físicos), calendários, agendas, vale de tudo, o importante é o que melhor funciona para você. E faça de tudo para seguir à risca a rotina que propuser.

Lembre-se também de não criar uma rotina impossível de seguir. Se você sabe que é incapaz de passar 4 horas seguidas em frente ao computador estudando, coloque pausas entre os seus estudos. Uma ótima técnica para se usar nesses casos é a do Pomodoro.

3. Saiba qual é o seu progresso

Mais importante que ter uma boa rotina de estudo é saber se ela funciona ou não. E para isso, é necessário que você aprenda a monitorar o seu progresso.

Ter a noção de que você está evoluindo na área de estudo te faz se sentir mais motivado e aumenta a sua vontade de consumir cada vez mais conteúdo sobre aquele assunto.

3.1. Comunidade DS

Existem inúmeras formas de se fazer isso. Algo que me ajudou muito e inclusive que me fez escolher a Comunidade DS foi o fato de se ter uma jornada de conhecimento pré estabelecida.

À medida que vou concluindo os cursos dentro da minha jornada, fica facilmente visível o meu progresso, isso causa uma enorme satisfação e consequentemente mantém alta a minha motivação nos estudos de Ciência de Dados.

3.2. Aplicando o conhecimento no dia-a-dia

Outra forma que encontrei de manter a minha motivação nos estudos foi aplicar os conhecimentos das ferramentas adquiridas em situações cotidianas da minha vida.

Por exemplo, ao final do curso de Python, resolvi criar uma página no StreamLit para melhor visualização das minhas finanças pessoais. Isso não só me ajudou, como ajudou toda a minha família a manter as metas financeiras em dia.

Aplicação do conhecimento de Python para monitoramentos dos gastos pessoais

Dessa forma, consegui visualizar na prática o quanto aprendi com o curso recém concluído. Fiquei ainda mais motivada a continuar estudando.

3.3. Através de planilhas

Para você que gosta de planilhas que fazem esse tipo de monitoramento do progresso de estudos, você mesmo pode criar uma planilha no próprio Excel. Ou existem ótimas opções na internet de planilhas bem estruturadas e intuitivas, como a Planilha do Aprovado que é bem completa.

3.4. Faça o que funciona para você

De modo a simplificar o pensamento: utilize recursos simples e funcionais. Se você se dá melhor com planilhas, busque por planilhas; se visualizar o progresso através de tarefas listadas e riscadas quando concluídas é o que te faz se sentir mais motivado, faça lista de tarefas.

Se aplicar o conhecimento é o que te faz se sentir mais confiante e motivado com o aprendizado, aplique o conhecimento em situações cotidianas. Não tenha medo de testar e ver o que funciona melhor para você.

4. Esteja em contato com pessoas da área de Ciência de Dados

É extremamente importante que você permaneça atualizado sobre como está o mercado, quais são as exigências, quais são as novidades na área de Ciência de Dados. Nada melhor que estar em contato com pessoas que compartilham o mesmo objetivo que você.

4.1. Redes Sociais

Pelo Linkedin você consegue encontrar muitas pessoas que compartilham artigos e informações não só sobre a Carreira, mas também sobre as vagas disponíveis na área de Ciência de Dados.

Aposte em pesquisas com termos em inglês. Na área de Ciência de Dados você ainda encontra pouca informação em português quando se compara com informações em inglês. Veja esse texto do Medium sobre ferramentas utilizadas na Ciência de Dados:

Para mim, o que tem funcionado, é manter contato com os amigos que estão na área e seguir perguntando a eles sobre suas perspectivas.

4.2. Competições e comunidades

Existem muitas competições e sites (Kaggle Competitions, DataLemur) que você pode treinar seus conhecimentos na área. E, estar sempre em contato com isso, com certeza fará com que você esteja sempre buscando mais informações e conhecimento na área.

Por aqui, também tento participar, sempre que possível da Comunidade DS e dos eventos que ela promove (Bootcamp, Hackdays), isso faz com que eu me sinta cada vez mais motivada e ativa na área de Dados.

Conclusão

Para que você consiga manter a sua Motivação nos Estudos de Ciência de Dados, é necessário criar uma boa rotina, visualizar o seu progresso, estar sempre atualizado sobre a área e conhecer os seus objetivos.

Tenho certeza que usando essas estratégias, seus estudos se tornarão cada vez mais fluidos e motivadores.

--

--